Teorias da administração.

Páginas: 6 (1370 palavras) Publicado: 7 de novembro de 2012
Questão 1

E uma filosofia de gerenciamento que procura otimizar a organização de forma a atender as necessidades do cliente menor prazo possível, na mais alta qualidade e ao mais baixo custo, ao mesmo tempo em que aumenta a segurança e o moral de seis colaboradores, envolvendo e integrando não so manufatura , mas todas as partes da organização.
O Sistema Toyota de Produção tem sido, masrecentemente, referenciado como Sistema de Produção Enxuta é, na verdade, um termo conhecido no final dos anos 80 pelos pesquisadores do IMVP ( International Motor Vehicle Program), um programa de pesquisa ligado ao MIT, para definir um sistema de produção em massa, um sistema habilitado a enfrentar melhor mercado um constante mudança.
Na verdade, produção enxuta e um termo genérico para definir oSistema Toyota de Produção.
A essência do Sistema Toyota de Produção é a perseguição e eliminação de toda e qualquer perda.
E o que a Toyota se conhece como principio de não-custo. Este principio baseia-se na crença de que a tradicional equação custo lucro = preço deve ser substituída por Preço – Custo= Lucro.
Segundo a lógica tradicional o preço era imposto ao mercado como resultado de um dadocusto de fabricação somado a uma margem de lucro pretendida. Desta forma era permitido ao fornecedor transferir ao cliente os custos adicionais decorrentes da eventual ineficiência de seus processos de produção, com o acirramento da concorrência e o surgimento de um consumidor mais exigente , o preço passa a ser determinado pelo mercado. Sendo assim, a única forma de aumentar ou manter a lucro éatravés da redução dos custos.
Ohno o grande idealizador do Sistema Toyota de Produção, propôs que as perdas presentes no sistema produtivo fossem classificadas em sete grandes grupos.
- Perda por super-produção
- Perda por espera
- Perda por transporte
- Perda no próprio processamento
- Perda por estoque
- Perda por movimentação
- Perda por fabricação de produtos defeituosos
- Perda porsuperprodução.
De todas as sete perdas, a perda por super--produção é a mais danosa. Ela tem a propriedade de esconder as outras perdas e é a mais difícil de ser eliminada.
Existem dois tipos de perda por super-produção:
- Perda por produzir demais(superprodução por quantidade)
- Perda por produzir antecipadamente (superprodução por antecipação).
O desperdício como tempo de espera origina-sede um intervalo de tempo no qual nenhum processamento transporte ou inspeção é executado, o lote fica estacionado a espera de sinal verde para seguir em frente no fluxo de produção.
Podemos destacar basicamente três tipos de perda por espera:
- Perda por Espera no Processo
- Perda por Espera do Lote
- Perda por Espera do Operador

Questão 2

Just-In-Time significa que cada processo deveser suprido com os itens certos, momento certo, na quantidade certa e no local certo.O objetivo do JIT é identificar localizar e eliminar as perdas, garantido um fluxo continuo de produção. A viabilização do JIT depende de três fatores intrinsecamente relacionados fluxo continuo, takt time e produção puxada.
O fluxo continuo e a respostas á necessidade de redução do lead time de produção.Aimplementação de um fluxo continuo na cadeia de agregação de valor normalmente requer a reorganização de rearranjo de layout fabril, convertendo o tradicional layout funcionais ( ou layouts por processos) onde as maquinas e recursos estão agrupados de acordo com seus processos( exemplo grupo de fresas, grupo de retificas, grupo de prensas, etc.) para células de manufatura compostas dos diversosprocessos necessários a fabricação de determinada família de produtos.
A conversão das linhas tradicionais de fabricação e montagem, em células de manufatura é somente um pequeno passo em direção a implementação de produtos enxuta. O que realmente conduz ao fluxo continuo é a capacidade de implementarmos um fluxo unitário de produção, onde no limite , os estoques entre processos sejam completamente...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Teoria da Administraçao
  • teoria de administração
  • Teorias da administração
  • Teoria da administração
  • Teoria da administração
  • Teorias da administração
  • Teorias de administração
  • Teoria da administração

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!