Teorias da administração

Páginas: 9 (2034 palavras) Publicado: 3 de outubro de 2012
Teorias da administração.
Segundo Stoner e Freeman (1999, p.22) existem quatro razões para se estudar as Teorias Administrativas:
As Teorias Guiam as decisões da Administração. O estudo das Teorias nos ajuda a compreender os processos fundamentais, com isso permite prever o que irá acontecer em certas situações;
As Teorias dão forma á nossa visão das organizações. Mostra de onde retiramosalgumas das nossas idéias sobre as organizações e sobre as pessoas que participam delas;
As Teorias nos conscientizam do ambiente empresarial. Cada teoria é produto do seu ambiente, e adequada conforme as circunstâncias vigentes;
As Teorias são uma fonte de novas idéias. As Teorias dão chance de assumir um ponto de vista diferente com relação ás situações do cotidiano, elas podem coexistir conformea necessidade e a partir delas abrirem novos enforques.
A Administração de uma forma geral tem sua importância em qualquer nível organizacional e para o bom relacionamento e interação do indivíduo com seu meio. Não há dúvidas que balancear as teóricas e princípios administrativos no cotidiano das empresas só vem a amparar a organização nos seus objetivos. Porém não basta usar corretamente todasas teorias administrativas no trabalho, se sua administração do tempo, dinheiro, relações pessoais estão em desordem. A importância da Administração está no equilíbrio e no bom senso de todas as relações, sejam profissionais ou mesmo pessoais.
A Teoria das Relações Humanas, ou Escola das Relações Humanas, é um conjunto de teorias administrativas que ganharam força com a Grande Depressão criadana quebra da bolsa de valores de Nova Iorque, em 1929. Com a "Grande Crise" todas as verdades até então aceites são contestadas na busca da causa da crise. As novas idéias trazidas pela Escola de Relações Humanas trazem uma nova perspectiva para a recuperação das empresas de acordo com as preocupações de seus dirigentes e começa a tratar de forma mais complexa os seres humanos.
Essas teoriascriaram novas perspectivas para a administração, visto que buscavam conhecer as atividades e sentimentos dos trabalhadores e estudar a formação de grupos. Até então, o trabalhador era tratado pela Teoria Clássica, e de uma forma muito mecânica. Com os novos estudos, o foco mudou e, do Homo economicus o trabalhador passou a ser visto como "homo social". As três principais características desses modelossão:
.O ser humano não pode ser reduzido a um ser cujo comportamento é simples e mecânico.
.O homem é, ao mesmo tempo, guiado pelo sistema social e pelas demandas de ordem biológica.
.Todos os homens possuem necessidades de segurança, afeto, aprovação social, prestígio, e auto-realização.
A partir de então se começa a pensar na participação dos funcionários na tomada de decisão e nadisponibilização das informações acerca da empresa na qual eles trabalhavam. Foram sendo compreendidos aspectos ligados à afetividade humana e percebeu-se os limites no controle burocrático por parte das organizações como forma de regulamentação social.
A Escola das Relações Humanas surgiu efetivamente com a Experiência de Hawthorne, realizada numa fábrica no bairro que dá nome à pesquisa, em Chicago, EUA.O médico e sociólogo australiano Elton Mayo, fez testes na linha de produção, na busca por variáveis que influenciassem, positiva ou negativamente, a produção.
O primeiro teste foi realizado para encontrar a relação entre a intensidade da luz e a produtividade. Nesse teste, porém, foi encontrada uma variável difícil de ser isolada, o fator psicológico dos trabalhadores. Por conta desse fatormudou-se o foco da pesquisa, observando o comportamento dos trabalhadores a cada pequena mudança (ex: lanches, intervalos, mudança nos incentivos e nos horários de trabalho)
A Experiência de Hawthorne geraram um novo paradigma para os administradores mundiais. Suas conclusões mais importantes são:
Integração social como determinante da produção, ou seja, quanto maior sua integração social no...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Teoria da Administraçao
  • teoria de administração
  • Teorias da administração
  • Teoria da administração
  • Teoria da administração
  • Teorias da administração
  • Teorias de administração
  • Teoria da administração

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!