Teorias da administração

Páginas: 13 (3022 palavras) Publicado: 28 de abril de 2011
 
UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP
Centro de Educação a Distância

ADMINISTRAÇÃO

* SURGIMENTO DAS TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO
* SURGIMENTO DAS ABORDAGENS HUMANÍSTICAS, NEOCLÁSSICAS E ESTRUTURALISTICAS
* ABORDAGEM COMPORTAMENTAL DA ADMINISTRAÇÃO
* ABORDAGENS SISTEMICAS E CONTIGENCIAL DA ADMINISTRAÇÃO: NOVAS ABORDAGENS DA TGA

JOÃO BATISTA PEREIRA DA SILVA RA 230815ALEXANDRE B. DO NASCIMENTO RA 230015
RONALDO CABRAL DIAS RA 269672
SANDEILDO BEZERRA DA SILVA RA 194027

 
 

CARUARU
2010
INTRODUÇÃO
Dizer que estamos em uma época de mudança e de instabilidade parece até redundância ou afirmação prosaica. Contudo, o que importa é que à medida que o ambiente se torna mais instável e turbulento - maior a necessidade de opções diferentes para a soluçãodos problemas e situações que se alternam e se diferenciam de maneira crescentemente diversa. À medida que o profissional que se dedica à Administração cresce e se desloca dos trabalhos meramente operacionais e orientados para o campo da ação e da operação - onde geralmente utiliza suas habilidades práticas e concretas de como fazer e executar certas coisas de maneira correta e eficiente; paraatividades administrativas e orientadas para o campo do diagnóstico e da decisão - onde geralmente utiliza suas habilidades conceituais de sentir e de definir situações estratégicas de ações adequadas e eficazes para aquelas situações -, maior a necessidade de se fundamentar em conceitos, idéias, teorias e valores que lhe permitam a orientação e o balizamento do seu comportamento, o qual obviamenteinfluenciará poderosamente o comportamento de todos aqueles que trabalham sob sua direção e orientação.

DESENVOLVIMENTO
O aprofundamento da Revolução Industrial a partir da segunda metade do século XIX gerou inúmeras conseqüências para a sociedade, principalmente no que diz respeito ao desenvolvimento e aumento da complexidade das organizações empresariais. O aparecimento exponencial de novastecnologias, invenções, inovações técnicas e sociais, e a tendência de concentração do capital, ocasionaram o surgimento de grandes fábricas responsáveis por empregar - em um só local – centenas e às vezes milhares de seres humanos que só tinham a força de trabalho a oferecer aos detentores dos meios de produção. 
Dentro desse contexto de grandes mudanças econômicas, sociais e demográficas,muitos estudiosos e profissionais começaram a perceber o quão difícil se tornava a organização e o controle dessas grandes empresas, as quais precisavam lidar com diversas variáveis, ao mesmo tempo em que buscavam garantir o lucro necessário à manutenção do empreendimento e a remuneração do capital investido. Como esclarece Beynon (1995), no início do século XX, grandes empresários, como Ford,Rockefeller dentre outros, estavam com bastantes problemas em seus conglomerados, principalmente no que tange à gestão dos empregados. Dessa forma, foram nas duas primeiras décadas do século passado que apareceram os acadêmicos e “peritos da indústria”, os quais se apresentaram oferecendo ajuda aos empresários americanos e europeus.

Como havia a necessidade de produção em massa, devido à demandasempre crescente e a exploração de novos mercados, a relação empregado x empregador parecia ser a mais complexa. Os principais problemas podem ser assim enumerados: 1) altíssimas taxas de rotatividade da mão-de-obra; 2) pressão por produtividade por meio de atitudes muitas vezes agressivas e injustas; 3) baixa qualificação dos empregados; 4) necessidade de adaptação às novas tecnologias, como a linhade montagem; 5) modelos de remuneração capazes de gerar motivação e produtividade.

Surge, então, neste momento, no despontar do século XX, os primeiros trabalhos de cunho científico na administração. Os expoentes dessa fase científica foram dois engenheiros: Frederick Winslow Taylor, responsável pelo desenvolvimento da Escola da Administração Científica, e Henri Fayol, criador da Teoria...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Teoria da Administraçao
  • teoria de administração
  • Teorias da administração
  • Teoria da administração
  • Teoria da administração
  • Teorias da administração
  • Teorias de administração
  • Teoria da administração

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!