Teorias da administração

Páginas: 51 (12629 palavras) Publicado: 24 de abril de 2011
TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO

1. PERSPECTIVAS FILOSÓFICAS DAS TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO
a. Os Conceitos das Teorias da Administração e a Função Conceitual da Filosofia
Consoante Amitai Etzioni, "as organizações são unidade sociais (ou grupamentos humanos) intencionalmente construídas e reconstruídas, a fim de atingir objetivos específicos". Portanto, a razão de ser das organizações é atender essesobjetivos, que são muitas vezes reduzidos, ampliados e reformulados. Via de regra, os objetivos são estabelecidos em razão do poder social atuante. Ter-se-ia, pois, um modelo de objetivo que nortearia e refletiria o êxito organizacional. Note-se que delineamos um modelo de organização específica. Contudo, as Teorias da Administração não se atém a princípios específicos e, sim, aos gerais, que seaplicam indistintamente a todas as organizações. Seu objetivo é a realização de uma determinante social dentro de uma planificação que mantenha contato direto com o meio ambiente. Trata-se, portanto, de uma ciência social que se apoia sobre abstrações e generalizações; um sistema abstrativo e genérico que se baseia na análise dos fenômenos organizacionais e suas relações sócio-político-econômicas.Estamos, pois, face a um campo científico organizacional.
Como todo campo científico, na acepção ampla do termo, o estudo das organizações deve-se estruturar em pesquisas que traduzam a evolução dos conceitos doutrinários, a fim de determinar qual a problemática já significativamente esclarecida, motivando a possibilidade de pesquisar sobre alicerces anteriormente estabelecidos, como ponto deapoio para novas formulações conceituais. O que se preconiza é aprender como a universalidade da experiência humana pode-se constituir útil ao progressivo entendimento de um determinado objeto de conhecimento. O que se propõe é uma adaptação do pensamento de Carl Joachim Friedrich de que "só tomando em consideração todas as diversas categorias da experiência é que poderemos transmitir uma imagem doDireito que seja, ao mesmo tempo, adequada à realidade e universal".
Conseqüentemente, todos os conceitos organizacionais ao longo de sua evolução no tempo constituem fases progressivas de conhecimento sistematizado, os quais nos fornecerão um suporte para o que quisermos acrescentar. Contudo, em se tratando de conceitos que visam a uma sociedade de pessoas, no estudo de sua evolução éimprescindível ater-nos aos princípios filosóficos, que sempre constituíram e ainda se constituem em fundamentos de reajuste, relacionamento e controle social. Em outras palavras, nenhum ramo da ciência vive sem respirar filosofia.
O conceito de filosofia na Idade Média é eivado de uma concepção científica. Nesta época o filósofo é o cientista que tem o conhecimento amplo. Isso explica-se porque, nesteperíodo, a ciência estava em evolução e, ainda, era possível o homem dela ter conhecimento total. A Filosofia possuía todo o conhecimento do tempo; era idêntica à Ciência que continha todo o saber de seu tempo. A concepção de Filosofia, portanto, é um conjunto de ciências; não há nada de específico.
Mas, a partir de Leibniz, já não é possível ao homem ter todo o conhecimento de seu tempo. Issoacarreta a idéia de que a Filosofia tem de ter outro conceito. Emanuel Kant, que viveu nos fins do século XVIII e início do XIX, não conhece todos os ramos da ciência de seu tempo. Em matéria de ciência positiva, Kant não traz novidades, não contribui, o que não ocorria com seus antecessores. Surge, conseqüentemente, um problema: ou Kant não é um filósofo ou o conceito de Filosofia tem de ser modificado.Ora, Kant é tão filósofo como Aristóteles. Sua influência no mundo moderno é igual à de Aristóteles no mundo antigo. Com Kant, pois, há uma modificação no conceito de Filosofia: já não corresponde mais a um conhecimento amplo. É que a época já não permite ao homem expandir-se nos conhecimentos. Assim, o saber vai-se diversificando. Tem início a setorização das ciências, que modernamente,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Teoria da Administraçao
  • teoria de administração
  • Teorias da administração
  • Teoria da administração
  • Teoria da administração
  • Teorias da administração
  • Teorias de administração
  • Teoria da administração

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!