Teorias da administração

Páginas: 8 (1872 palavras) Publicado: 10 de abril de 2011
Desenvolvimento

O início das teorias da Administração como área do conhecimento foi marcado pela publicação dos resultados dos estudos de Taylor, no início do século XX.

O objetivo era criar uma teoria que ajudasse a solucionar os problemas da época dentro das organizações, alguns desses problemas eram: imensa variedade de empresas, com tamanhos diferenciados; problemas de baixosrendimentos dos recursos utilizados, desperdício, insatisfação generalizada entre os operários, intensa concorrência, alto volume de perdas por decisões mal formuladas, isso tudo levou a divisão do trabalho entre os que pensam e executam, os primeiros fixam os padrões de produção, descrevem os cargos, estudam métodos e técnicas de trabalho. Esse panorama levou Taylor a desenvolver a administraçãocientifica.
Que tinha como idéia principal achar um método para que se chegasse no lucro da empresa, produzindo mais, e na satisfação do trabalhador ao mesmo tempo.
Então Taylor começou a observar como funcionavam as produções nas fabricas, como os operários poderiam produzir mais com menos esforço, e também na parte administrativa, o que os patrões faziam para estimular, motivar e incentivar seusoperários. Assim, foi desenvolvida a primeira teoria da administração.
A teoria de Taylor era constituída de cinco princípios que eram:
Princípio do Planejamento:
Substituir no trabalho o critério individual do operário, a improvisação, e a atuação empírico- prática pelos métodos que se baseiam em procedimentos científicos. Substituir a improvisação pela ciência, por meio do planejamento do método.Princípio do Preparo:

Selecionar cientificamente os trabalhadores de acordo com sua aptidões, prepara-los e treina-los para produzirem mais e melhor, conforme o método planejado. Além do preparo da mão-de-obra, preparar também as máquinas e os equipamentos de produção, bem como o arranjo físico e a disposição racional das ferramentas e dos materiais.

Princípio da Execução:

Distribuirdistintamente as atribuições e as responsabilidades, para que a execução do trabalho seja bem mais disciplinada.

Princípio do Controle:

Controlar o trabalho para se certificar de que está sendo executado de acordo com as normas estabelecidas e segundo o plano previsto. A gerência deve cooperar com os trabalhadores para que a execução seja a melhor possível.

Princípio da Exceção:

Asocorrências que se desenvolvem normalmente dentro dos padrões não devem chamar a atenção do gerente. Já as ocorrências excepcionais, ocorridas fora dos padrões, devem atrair sua atenção para que ele possa, assim, corrigir os desvios e garantir a normalidade.

A teoria de Taylor começou a compreender que o homem precisa de incentivo para fazer um bom trabalho, tanto um homem de primeira classe, quantoum simples operário fabril. uma boa administração deve pagar bons salários e ter baixo custo de produtividade e que, empregados devem ser selecionados e capacitados com qualidade. Que o empregado precisa trabalhar num ambiente em que ele sinta que tem liberdade para ser ouvido, principalmente por seu patrão, e , que um trabalho mais ágil, traz a lucro a empresa, sim porém que esse beneficio tambémchega a ele, já que aumentando a produtividade, é possível se pagar salários melhores.

Ainda hoje, há controvérsias sobre a teoria de Taylor. Ele estaria realmente preocupado com o aumento de produtividade e qualidade no trabalho para o operário, ou sua teoria teria surgido com o intuito de fazer os trabalhadores produzirem mais depressa?

Para alguns operários da época, administraçãocientifica, era apenas um nome dado ao processo de fazê-los trabalharem mais, para darem mais lucro aos seus patrões. Porem muitas empresas da época aderiu ao pensamento de Taylor.

O Administrador é a pessoa responsável por conduzir todo o processo de administrar, para exercer sua atividade profissional, o Administrador ocupa diversas posições estratégicas nas organizações e desenvolve papéis...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Teoria da Administraçao
  • teoria de administração
  • Teorias da administração
  • Teoria da administração
  • Teoria da administração
  • Teorias da administração
  • Teorias de administração
  • Teoria da administração

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!