Teorias da administração

Páginas: 16 (3862 palavras) Publicado: 26 de novembro de 2011
Introdução

Em um breve relato sobre antecedentes históricos da Administração, relataremos a obra de Leo Hubermam, onde, segundo ele, a formação da riqueza ao longo da história ocorreu por diversas influências sócio-econômicas. A teoria geral da administração começou com a ênfase nas tarefas, com a administração científica de Taylor. A seguir, a preocupação básica passou para a ênfase naestrutura com a teoria clássica de Fayol e com a teoria burocrática , seguindo-se mais tarde a teoria estruturalista. A reação humanística surgiu com a ênfase nas pessoas, por meio da teoria comportamental e pela teoria do desenvolvimento organizacional. A ênfase no ambiente surgiu com a Teoria dos Sistemas, sendo completada pela teoria da contingência. Esta, posteriormente, desenvolveu a ênfase natecnologia. Cada uma dessas cinco variáveis - tarefas, estrutura, pessoas, ambiente e tecnologia - provocou a seu tempo uma diferente teoria administrativa, marcando um gradativo passo no desenvolvimento da TGA. Cada teoria administrativa procurou privilegiar ou enfatizar uma dessas cinco variáveis, omitindo ou relegando a um plano secundário todas as demais específicas para tais problemas. De certomodo, todas as Teorias Administrativas são aplicáveis às situações atuais, e o Administrador precisa conhecê-las bem para ter a sua disposição um naipe de alternativas adequadas para a situação.

Antecedentes históricos da Administração
De acordo com Leo Huberman (10ª Edição Brasileira de 1974 ), anteriormente, a indústria se fazia em casa, e o propósito da produção era simplesmente o desatisfazer as necessidades domésticas. O progresso das cidades e o uso do dinheiro deram aos artesãos uma oportunidade de abandonar a agricultura e viver de seu ofício. Tornar-se aprendiz era um passo sério. Representava um acordo entre a criança e seus pais e o mestre artesão. A unidade industrial típica da Idade Média era essa pequena oficina, tendo um mestre como empregador em pequena escala,trabalhando lado a lado com seus ajudantes, normalmente e no máximo de dois onde trabalhavam lado a lado, porém com o aumento do comércio a necessidade de aumentar a produção levou as oficinas a terem mais mão de obra e o artesão passa a comandar um número maior de ajudantes e começa a surgir uma nova ordem de interesses. De um lado os artesãos que dominam seu ofício e querem acumular riquezas na formade dinheiro da venda da produção de suas oficinas e de outro lado os ajudantes que vêem diminuídas as suas chances de evoluírem na profissão para tornarem-se também em artesãos e pleiteando melhores salários e condições de trabalho nas oficinas.

Introdução à Teoria Geral da Administração
A Administração é uma arte e uma técnica remota aos primórdios da civilização que vai crescendo em escopoe complexidade na medida em que crescem as cidades, se organizam os Governos, e surgem as grandes empresas fabris, a partir da 1ª Revolução Industrial. Com o gradativo desenvolvimento e complexidade das organizações surgiu a necessidade de administrá-las adequadamente. Daí surgiu a Administração, inicialmente compreendida como a realização de um empreendimento sob as ordens de alguém ousimplesmente como a prestação de um serviço a outrem. O administrador é hoje encontrado em todos os níveis e em todas as áreas da empresa moderna, como em todos os tipos de organizações humanas.

Teoria Geral da Administração
A TGA trata do estudo da administração das organizações em geral e das empresas em particular. Essa teoria é um conjunto integrado de teorias em crescente expansão e gradativamenteabrangente, estuda a Administração das organizações e empresas do ponto de vista da interação e interdependência entre as cinco variáveis principais: tarefa, estrutura, pessoa, tecnologia e ambiente. Elas constituem os principais componentes no estudo da Administração das organizações e empresas. O comportamento desses componentes é sistêmico e complexo: cada um influencia e é influenciado pelos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Teoria da Administraçao
  • teoria de administração
  • Teorias da administração
  • Teoria da administração
  • Teoria da administração
  • Teorias da administração
  • Teorias de administração
  • Teoria da administração

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!