Teorias da Administração II AD I uff

Páginas: 20 (4986 palavras) Publicado: 10 de agosto de 2014
Questão 1:

Com o advento da revolução industrial, as relações de trabalho, a produção e o ambiente organizacional sofreram fortes transformações. A revolução industrial, tendo seu início na Inglaterra, trouxe a mecanização da indústria e da agricultura, com a aplicação de novas tecnologias ao processo produtivo, como a aplicação das máquinas a vapor, o desenvolvimento do setor fabril, comsurgimento dos operários em substituição aos artesãos e a criação de grandes fábricas. Soma-se a isso, um grande desenvolvimento dos setores de transporte e comunicação com o surgimento dos trens e navios a vapor. Todo esse cenário colaborou para o surgimento da administração científica que teve em Frederick Taylor seu principal representante.
Nesse ambiente de grande crescimento, também existia umgrande desperdício e baixa eficiência nas indústrias. Taylor acreditava que o trabalho poderia ser realizado de forma mais racional e produtiva.
A administração cientifica buscou, então, a melhoria da eficiência e produtividade.
Taylor desenvolveu um estudo sobre ¨a melhor maneira¨ de se realizar as tarefas, que ficou conhecido como estudo dos tempos e movimentos. Para Taylor, a administraçãocientifica deveria analisar os movimentos efetuados pelos trabalhadores para conseguir desenhar um processo com um mínimo de esforço em cada tarefa.
Dessa forma, a administração científica criou uma padronização para a realização do trabalho, que resultou em maior eficiência e produtividade, e um menor desperdício de tempo e desgaste do trabalhador, evitando-se uma rápida fadiga.
Temos comocaracterísticas da administração científica a divisão do trabalho, esse conceito foi a base da linha montagem, processo produtivo em que a peça a ser feita vai passando de trabalhador a trabalhador, até que todos tenham montado ¨sua parte¨. O processo de produção em massa caracterizado pela aceleração do processo produtivo por esse passar a ser planejado, ordenado, coordenado e sem interrupções; esoma-se a isso o fato de todo material necessário passou a ser entregue ao trabalhador, para


ganhar produtividade e reduzir a fadiga e o desperdício do tempo com deslocamento e as tarefas passaram a ser estudadas e desmembradas em seus elementos constituintes.
Vale lembrar que o taylorismo e o fenômeno da produção em massa deu origem a um movimento conhecido como Fordismo. Henry Ford foiresponsável por inovações bem sucedidas no processo de linha de montagem do automóvel que tornaram o automóvel um bem de consumo mais acessível na época pelas conquistas realizadas pela produção em massa. Ford conseguiu implementar maior velocidade na produção e mais qualidade ao processo e ao produto, reduzindo muito o tempo de produção de cada unidade de automóvel e consequentemente com grande reduçãode custo. Tornando o seu modelo T preto líder de venda e quase unanimidade por um determinado tempo.
Taylor buscou aumentar o incentivo aos funcionários com o pagamento por produtividade, pois ele acreditava que o incentivo material proporciona motivação para o trabalho, conceito do ¨Homo economicus¨.
Entretanto, a administração científica falhou por não analisar a organização em todo seucontexto. Ou seja, só importava os problemas internos da organização, principalmente os problemas de nível operacional.
Dessa maneira, dizemos que é uma teoria de sistema fechado, visto que não se considera as relações com o ambiente externo e as inter-relações e influências entre as demais organizações.
Em suma, a administração científica caracteriza-se pela ênfase nas tarefas, objetivando oaumento da eficiência no nível operacional. Parte-se do pressuposto que administrar deve ser tido como uma ciência, e a racionalização do trabalho é essencial nesse processo de divisão das tarefas e da busca pela melhor maneira de realizar uma tarefa, buscando maior eficiência, reduzir custos e diminuir a fadiga causada pelo processo produtivo.

Questão 2:

O Taylorismo foi muito criticado por...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • AD 1.2 Teoria da Administração UFF Adm Púb
  • Teorias da Administração II Avaliação à Distância (AD2) uff
  • teoria da administração ad
  • ad 2 Teorias da Administração
  • AD Teorias da Administração
  • Teoria de adm i ad 2
  • Teoria da administração ii
  • Teoria da administração ii

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!