Teorias da administração classica e cientifica

Páginas: 6 (1416 palavras) Publicado: 10 de outubro de 2012
GE I – Gestão Empresarial I AS TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO
Administradores e organizações são o resultado de seus tempos históricos e sociais. Assim, pode-se entender a evolução das teorias da administração em termos de como as pessoas tratavam o assunto num determinado tempo da história.

DESENVOLVIMENTO DAS ORGANIZAÇÕES
A busca de maiores lucros, produção e produtividade, fez com que surgissemdiversos autores com teorias revolucionárias para organização do trabalho, o que impulsionou o seu desenvolvimento. Muitos autores contribuíram e ainda contribuem para esse desenvolvimento, pois com seus pensamentos e empreendimentos, modificam o comportamento empresarial ditando normas, criando sistemas e formando métodos que possibilitam uma integração entre HOMEM X MÁQUINA X TRABALHO.ESQUEMA DAS ESCOLAS E TEORIAS
ESCOLA/TEORIA Clássica-científica PRINCIPAIS AUTORES OBJETIVO PRINCIPAL (FOCO) TAYLOR Trabalho do executor, operacional. FAYOL Direção e Controle, profissionalização, administração... FORD ELTON MAYO Enfoque mercadológico Trabalho Grupal decorrente do esforço cooperativo. Relações humanas no trabalho.

Comportamental ou (relações humanas)

As Teorias da Administraçãosão o resultado de estudos e/ou observações que produziram conhecimentos e foram ordenados de forma disciplinada, com objetivo de formar a base de comportamento profissional administrativo em qualquer tipo de atividade, com auxilio de, ou sob o comando de outra pessoa. São conhecimentos que ajudam os administradores terem bases de como proceder ao executar suas funções. Abordagem Clássica. (Teoriacientífica + teoria clássica) Dois fatores podem ter originado a abordagem clássica da Administração, que se desenvolveu a partir de 1856: • Crescimento desorganizado das empresas, exigindo uma abordagem mais científica para substituir a improvisação e o empirismo. A necessidade de aumentar a competência das organizações, para se obter o melhor rendimento possível dos recursos e enfrentar aconcorrência crescente entre as empresas.



ETEC - Prof. André Bogasian

Prof. Wilson Assi

GE I – Gestão Empresarial I A Administração Científica - Taylor.
Frederick Winslow Taylor, (1856-1915) - Nasceu nos Estados Unidos e teve uma educação rígida e disciplinada, conhecia o idioma francês, alemão e viajava ocasionalmente à Europa. Trabalhou como operário em duas empresas metalúrgicas,sendo que na segunda ao ser graduado, passou ser o engenheiro chefe. Para Taylor, o grande entrave das técnicas administrativas existentes consistia no desconhecimento, pela gerência e trabalhadores, dos métodos ótimos de trabalho. Em sua teoria os gerentes deveriam estudar os métodos ótimos através de experimentações sistemáticas de tempos e movimentos. Uma vez descobertos, seriam passados aostrabalhadores, que se transformavam em executores de tarefas predefinidas. A preocupação original de Taylor foi tentar eliminar o desperdício e perdas sofridas pelas indústrias americanas e elevar os níveis de produção e de produtividade através da aplicação de métodos e técnicas de engenharia industrial. Taylor estimou que cada operário produzia apenas 1/3 do que podia. E denominou esta restrição devadiagem sistemática, que consiste na acomodação por ganharem salários iguais. Esta “preguiça” podia ser superada com uma administração capaz de inspirar ou força-los a alcançarem os padrões. Taylor defendia 4 princípios básicos: 1. Planejamento: Ciência no lugar do Empirismo: Os gerentes devem usar métodos científicos para determinar a forma mais eficiente de os operários fazerem o trabalho. 2.Preparo: Selecione e treine a melhor pessoa, para desempenhar o trabalho como planejado. 3. Controle: Certifique-se de que o trabalho esteja sendo executado de acordo com os métodos estabelecidos. A gerência deve cooperar com os operários para que a execução seja a melhor possível. 4. Execução: Distribuir atribuições e responsabilidades para que a execução do trabalho seja disciplinada. Ao aplicar...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Administração cientifica e teoria clássica
  • Teoria CIentifica e Clássica da administração
  • TEORIA CLASSICA E CIENTIFICA DA ADMINISTRAÇÃO
  • TEORIAS CIENTÍFICA E CLÁSSICA DA ADMINISTRAÇÃO
  • Introdução a administração científica e à teoria clássica
  • Resumo da Teoria da Administração Clássica e Científica
  • Administração Cientifica e Teoria Clássica resumo
  • Análise de swot da teoria clássica da administração e abordagem científica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!