Teorias da Adim Pub2

872 palavras 4 páginas
UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS
FACULDADE DE ESTUDOS SOCIAIS
DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO

TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

DEZEMBRO – 2014
ACRELÂNDIA – AC

UNIDADE II - ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA E SUAS TIPOLOGIAS

DEZEMBRO – 2014
ACRELÂNDIA – AC

INTRODUÇÃO

A Administração Pública assumiu configurações distintas ao longo de sua existência até os dias atuais. A partir dos anos 90, surge um movimento de reforma do Estado denominado Nova Gestão Pública, introduzida no Brasil por Bresser-Pereira, que propunha a adoção de princípios de gestão empresarial, Este novo modelo com enfoque gerencial contrapunha-se ao modelo burocrático.

A administração pública gerencial surgiu na segunda metade do século XX, motivada pela busca de meios capazes de enfrentar a crise fiscal do Estado; como estratégia para reduzir custos e tornar mais eficiente a administração dos serviços que cabiam ao Estado; instrumento de proteção ao patrimônio público; e insatisfação contra a administração pública burocrática.
O gerencialismo consiste na administração voltada para resultados, orientada para os anseios do cidadão/usuário.
A primeira tentativa de implementar, no Brasil, a administração pública gerencial, deu-se em 1967 – Governo Castelo Branco - por intermédio do Decreto-Lei n° 200, que promovia uma radical descentralização da administração pública brasileira. O DL 200 promoveu a transferência das atividades de produção de bens e serviço para autarquias, fundações, empresas públicas e sociedades de economia mista, bem como a instituição da racionalidade administrativa, planejamento, orçamento, descentralização e controle de resultados como princípios.
A administração Fernando Henrique Cardoso (1995) propôs a reforma administrativa sob a abordagem gerencial.
Características da administração pública gerencial:
Orientada para o cidadão.
Orientada para obtenção de resultados.
Pressupõe que políticos e funcionários públicos sejam

Relacionados