teorias cognitivas

Páginas: 2 (471 palavras) Publicado: 28 de novembro de 2013
Teorias Cognitivas


1. Gestalt

Gestalt é o nome genérico que engloba as teorias cognitivas Trata-se de um movimento visando buscar respostas científicas para as indagações sobre o processo deconhecimento e, ao mesmo tempo, oferecer uma reação às teorias de condicionamento, analisando os efeitos da percepção.

A percepção, então, constitui o conceito básico da Gestalt, correspondendo àcapacidade por meio da qual o indivíduo estrutura a realidade, criando uma configuração. Nas leis da Gestalt que descrevem e explicam os fenômenos da percepção e do aparecimento da estrutura, é muitofrequente a expressão insight, indicando o momento em que a percepção acontece e o todo se estrutura.

Também devemos destacar o estabelecimento de uma figura e de um fundo na realidade percebida.Na medida em que uma percepção é personalizada e acontece de forma bastante peculiar, observamos que, no todo, serão destacados pontos diferentes para cada sujeito.

A aplicabilidade da Gestalt naeducação torna-se importante, à medida que recusa-se o exercício mecânico no processo de aprendizagem. Apenas as situações que ocasionam experiências ricas e variadas levam o indivíduo ao amadurecimentoe à emergência do insight. Segundo as explicações da Gestalt, os três elementos primordiais da aprendizagem são: aquisição, retenção e transferência.

1) Aquisição: Ocorre exatamente por meio doinsight, possibilitando o aparecimento da totalidade organizada. O aluno aprende a partir da emergência de uma estrutura que organiza o caos anterior que impossibilita a aprendizagem. A aprendizagem seefetua somente na medida em que se estabelece no campo das relações estruturadas.

2) Retenção: É observada pela permanência das estruturas emergentes na memória do aluno e na sua reutilização.Contudo, limita-se à contingência das próprias estruturas a determinadas situações.

3) Transferência: Seria insignificante, caso considerássemos cada momento estruturado isoladamente. Conforme a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • teoria cognitiva
  • Teoria cognitiva
  • Teoria Cognitiva
  • Teoria cognitiva
  • Teoria cognitiva
  • A teoria cognitiva
  • teorias cognitivas
  • Teoria cognitiva

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!