Teorias clássica, neoclássica e cientifica

Páginas: 11 (2642 palavras) Publicado: 14 de agosto de 2013
SUMÁRIO

Introdução
..................................
04
Teoria clássica
..................................
05
Teoria Cientifica
..................................
08
Teoria Neoclássica
..................................
11
Conclusão
..................................
13
Referências Bibliográficas
..................................
14INTRODUÇÃO

A Administração é uma área do conhecimento fundamentada em um conjunto de princípios, normas e funções elaboradas para disciplinar os fatores de produção, tendo em vista o alcance de determinados fins (como maximização de lucros ou adequada prestação de serviços públicos).
A Administração pressupõe a existência de uma instituição a ser administrada ou gerida, ouseja, uma organização constituída de pessoas e recursos que se relacionem num determinado ambiente orientadas para objetivos comuns.
A necessidade de organizar os estabelecimentos nascidos com a Revolução Industrial levou os profissionais de outras áreas mais antigas e maduras a buscar soluções específicas para problemas que não existiam antes.
Todas as teorias administrativas assentaram-se naTeoria Clássica, seja, como ponto de partida, seja como crítica para tentar uma posição diferente, mas a ela relacionada intimamente.
A Teoria clássica de Fayol caracterizada pela busca da máxima eficiência. Era acompanhada de incentivos salariais e da excessiva unidade de comando e responsabilidade. A administração científica de Taylor diz que a melhor maneira de administrar uma empresa é através deum estudo científico, racionalizando o trabalho. Acreditava na eficiência e eficácia dos seus funcionários, com agilidade e rapidez, gerando lucros. A Teoria Neoclássica da Administração representa o ressurgimento das Teorias Clássica e Científica de Administração, retomando diversos dos assuntos abordados por essas teorias, aplicando novos pontos de vista, novas abordagens, ampliando o campo deatuação do administrador, e consolidando assim essa ciência.







TEORIA CLÁSSICA

Caracterizada por enfatizar a estrutura na organização, garantindo eficiência como um todo, sendo vinculada a departamentos, seções ou pessoas que executassem tarefas.
Com o crescimento momentâneo e desordenado das empresas, houve a necessidade de aumentar a eficiência, competência e organização emtodos os setores industriais, para o melhor desenvolvimento e rendimento dos recursos. Partindo então da estruturação para chegar até o individuo.

História/Surgimento:
Devido ao aprofundamento da Revolução Industrial no século XIX, gerando várias consequências para a sociedade, principalmente tratando-se de organizações empresariais. Com o surgimento de novas tecnologias, inovações e aconcentração de capital abriram espaço para abertura de grandes fábricas, empregando assim muitas pessoas, que tinham apenas a força do trabalho para oferecer.
Iniciando o século XX, empresários de grande porte como Ford e Rockfeller, estavam encontrando vários problemas principalmente tratando de gestão dos empregados. Com toda essa mudança, estudiosos e profissionais perceberam então como se tornavadifícil a administração dessas grandes empresas tratando-se de organização, precisando tratar de diversas variáveis e tendo que buscar o lucro para a manutenção da empresa e remuneração de capitais já investidos.
Dando inicio aos primeiros trabalhos científicos na administração, sendo realizado por dois engenheiros: Frederick Winslow Taylor, mais conhecido por Taylor, responsável pelodesenvolvimento da Escola da Administração Cientifica, e Henri Fayol, mais conhecido por Fayol, criador da Teoria Clássica, com a junção dessas duas abordagens deu origem a chamada Abordagem Clássica da Administração.

Aplicabilidade/Utilização:
Para um melhor aproveitamento da Abordagem Clássica, Fayol estabeleceu uma divisão de funções, sendo aplicado ás empresas, divisões de funções da seguinte...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • TEORIAS CLÁSSICAS, NEOCLÁSSICAS E KEYNESIANA
  • teoria cientifica e teoria classica
  • teoria científica e teoria clássica
  • Teoria científica e teoria clássica
  • Teorias: Humanista, Clássica e Neoclássica.
  • TEORIA CLÁSSICA E TEORIA CIÊNTIFICA
  • Teoria causal clássica e neoclássica
  • teoria clássica e científica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!