Teorias Científicas - Empirimo e Positivismo

367 palavras 2 páginas
O empirismo e o positivismo fundam o conhecimento, mesmo intelectual, na “experiência”. Nega, em consequência, o conhecimento do intrínseco do ser das coisas.

Nesta condição, o saber alcança validamente apenas as relações extrínsecas, e formaria conceitos operacionais. Assim, por exemplo, se conhecem o tempo e o espaço, em termos de relacionamento, e não em si mesmos.

Não obstante, o empirismo e o positivismo são internamente incoerente, e por isso mesmo rejeitáveis.

É difícil assegurar, que se possam conhecer as relações entre as coisas, sem primeiramente entender a relação em si mesma. Não se entenderiam, por exemplo, as relações de espaço, de tempo, de causa, de efeito, sem alguma compreensão anterior do ser da relação, bem como do ser do espaço e do tempo, do ser da causa e do efeito.

Não negando diretamente a ocorrência das essências, o empirismo e o positivismo as relega ao impraticável. Nesta perspectiva global, o positivismo se define como a filosofia que reconhece a ciência e nega a metafísica, além de muitos aspectos da filosofia natural e da ética. Assim o fazendo, o empirismo contém algo de incoerente.

No contexto do empirismo e do positivismo, somente seria possível estabelecer algo acima da experiência, em termos de hipótese, à base da indução. Deus poderia surgir como hipótese, porém esta nunca provada definitivamente.

Positivismo
O mundo funciona segundo leis naturais que lhe são inerentes, e não segundo a intervenção de seres sobrenaturais (Deus) nem de energias, espíritos ou forças igualmente sobrenaturais. As leis naturais correspondem à maneira regular e constante como os fenômenos do mundo e do homem acontecem (fenômenos da mate´matica, da astronomia, da física, da química, da biologia, da sociologia e da psicologia, ou seja, os que se referem ao Mundo e ao Homem).
Empirismo
O empirismo consiste na mera acumulação de fatos , na observação pura e simples, sem que eles sejam combinados em uma teoria,ou seja,em uma

Relacionados

  • Empirismo
    1438 palavras | 6 páginas
  • Fundamentos da educação
    3406 palavras | 14 páginas