TEORIAS BEHAVIORISMO, GESTALT, PIAGET, VYGOTSKY, WALLON e PSICANÁLISE

676 palavras 3 páginas
3º PERIODO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

PRISCILLA GABRIELA NEVES DE SÁ

TEORIAS

BEHAVIORISMO, GESTALT, PIAGET, VYGOTSKY, WALLON e PSICANÁLISE

Professora: Janice Moreira

SALINAS, MG

AGOSTO, 2013

Behaviorismo Na teoria do behaviorismo os indivíduos aprendem com seus comportamentos que podem ser positivos ou evitar aqueles que não são insatisfatórios. O comportamento operante vai depender do ambiente que o individuo esta que pode ter um reforçamento positivo ou negativo. Na educação os professores usam muito essa teoria, por exemplo, para os alunos que freqüentar todas as aulas vai ganhar ponto extra. Assim vai esta condicionando os alunos a fazer o que ele quer assistir todas as aulas. Um fator importante a ser considerado, que o comportamento dos alunos é uma resposta ao ambiente então o professor tem que proporcionar o ambiente. Gestalt Na teoria Gestalt o ser humano já possui um conhecimento pré-existente interna e comportamento deve ser analisado como um todo. Na aprendizagem ocorre pela inteligência dos indivíduos envolvidos. Por exemplo, você esta fazendo algo do nada surgi insights e como se tivesse juntado as partes como um todo. Na educação o professor tem que fazer o papel do facilitador da aprendizagem estimulado os alunos a pensar e chegar a um resultado.
Piaget
Piaget fala que a capacidade de aprender é desenvolvida e construída pelo individuo através das ações e contato com meio que o professor faz o papel de facilitador.

Vygotsky Vgotsky relaciona o homem como se histórico, biológico e cultural no qual o aspecto principal vai ser as relações sociais culturais, e com a troca constante com meio. Também tem as funções psicológicas superiores que nos diferenciam dos animais, por exemplo, a fala já as funções elementares você adquire com outro. Na educação a construção do conhecimento vem através da linguagem e da aprendizagem no

Relacionados