Teorias antiautoritária e teorias da marginalidade

Páginas: 6 (1419 palavras) Publicado: 3 de junho de 2013
TEORIAS ANTIAUTORITÁRIAS
A escola tradicional recebeu como grande crítica a denúncia de seu caráter autoritário, a forma de “escola-quartel”, sendo hierarquizada, magistrocêntrica , esclerosada em modelos, impregnada de dogmas e regras, passa a não ser vista de maneira positiva.
Neste contexto de uma visão negativa da escola tradicional, muitos pedagogos desejam das uma nova orientação para aescola, voltando-se menos para os métodos e processos de ensinar, tentando assim recusar o exercício do poder, adotando o pensamento de que a educação deve ser realizada em liberdade e para a liberdade. Posicionando-se nesta linha pedagogos de diversas tendências como: liberais marxista e anarquistas. Os educadores nesta abordagem são preocupados em centrar o processo de aprendizagem no aluno e nãono professor.
Porém, não se tratava apenas de optar entre relações autoritárias no interior da sala de aula, mas de articular o trabalho desenvolvido nas escolas com o processo de democratização da sociedade.

 ANARQUISMO:
O anarquismo é uma corrente filosófica, social e política que rejeita o poder do estado e defende que o homem tenha uma ampla liberdade individual, recusando qualquer tipode autoridade, libertação de todo o poder superior, como: religião, doutrinas políticas, leis, governos e partidos, defendendo uma sociedade igualitária, sem diferenças sociais e econômicas.
Tem como líderes Pierre Proudhon, Mikhail Bakunin e Kropótkin.
As Organizações anarquistas, são pautadas na cooperação voluntária e na autodisciplina, sendo, portanto não coercitivas. Autonomia, diálogo eautogestão.

 PRINCIPAIS REPRESENTANTES:
Dentre as diversas tendências antiautoritárias alguns representantes se destacam:
- Pedagogias Não Diretivas:
• Carl Roger (1902-1987): o homem é capaz de resolver por si só seus problemas bastando que tenha auto-compreensão ou percepção do eu, e para isto é necessário que o educador crie condições para que o sujeito seja capaz de se guiar por contaprópria. Rogers considera o ato educativo racional e não individual. Criou o T-Group, que tinha como função de dissolver as relações de autoridade.
• Alexander Sutherland Neill (1883-1973): tem a idéia de que a escola tradicional, por ser fruto do capitalismo é repressora e usa o autoritarismo para obrigar a criança a se adaptar a uma sociedade doente, marcada pela divisão entre ricos e pobres,para ele a educação não deve reprimir as emoções e que é preciso preparar as crianças para serem adultos felizes. Dá importância as aulas optativas e não obrigatórias.
- A escola literária de Ferrer:
• Francisco Ferrer Guardia (1859-1909): defensor da liberdade. Herdou do racionalismo iluminista a esperança de construir um mundo sem superstição e dogmas e do positivismo o reconhecimento daimportância da ciência do mundo contemporâneo. É considerado um revolucionário por destacar o papel social da escola no projeto mais amplo das transformações políticas e ao se dedicar a incansável militância. Criticava a atuação do Estado e da Igreja na educação e para implantar suas idéias fundou a Escola Moderna de Barcelona.
Ferrer, ao contrário das outras tendências,defendia que a atuação doprofessor fosse mais efetiva nos primeiros anos para só depois se tornar menos diretiva.
- As pedagogias institucionais:
Michel Lobrot, Fernand Oury e Ainda Vásques. Sendo que o principal foi Michel Lobrot, segundo ele o professor deve intervir só quando solicitado e mesmo assim ele deve saber quando a pergunta do aluno é pertinente ao grupo.

 REPRESENTANTES NO BRASIL:
• Francisco Ferrer Guardia(1859-1909): influenciou na criação de algumas escolas no país.
• José Oiticica (1882-1957): tentava aplicar em aula os princípios literários, era também divulgador do Anarquismo.
Atualmente destacam-se: Miguel Gonzales Arroyo e Maurício Tragtenberg.

 VISÃO DE HOMEM:
Nesta linha de pensamento o homem é visto como autoritário e que precisa de regras antiautoritárias para que ele não aja...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Teorias antiautoritárias e teorias da marginalidade
  • Teorias da EDUCAÇÃO( antiautoritárias e da marginalidade)
  • Teorias Antiautoritarias e da Marginalidade
  • Teorias antiautoritárias
  • Teorias antiautoritarias
  • Marginalidade nas teorias pedagogicas
  • AS TEORIAS DA EDUCAÇÃO E O PROBLEMA DA MARGINALIDADE
  • As Teorias Da Educa O E O Problema Da Marginalidade

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!