Teorias administrativas e organização do trabalho na fisioterapia.

Páginas: 3 (615 palavras) Publicado: 28 de abril de 2013
Teorias administrativas e organização do trabalho: a Fisioterapia neste contexto.

O fisioterapeuta, segundo a definição do Conselho Federal de Fisioterapia é o profissional de saúde responsávelpelo estudo,diagnóstico, prevenção e tratamento de distúrbios do movimento humano, com intensa e significativa atuação na sociedade. Sua atividade pode ser exercida em hospitais, consultórios, clínicas,centros de reabilitação, asilos, escolas, clubes, residências, empresas, pesquisas, entre outros.  
Atualmente o enfoque multiprofissional sugere a participação do profissional de fisioterapiainserido no contexto de promoção da saúde, buscando a globalidade funcional biopsicossocial de cada individuo.
Para o desenvolvimento da atuação do fisioterapeuta em atividades gerenciais na área dasaúde, o profissional deve possuir além da capacitação técnica, o conhecimento dos fundamentos administrativos, do gerenciamento de pessoas e de um serviço fisioterapêutico.
O comprometimento doprofissional da saúde com o paciente é o objetivo principal do seu trabalho. Desta maneira a profissão abrange diversas áreas buscando atender necessidades específicas de cada individuo. Relacionando-se com ateoria clássica que está fundamentada na divisão científica do trabalho, com a finalidade de alcançar maior rendimento da mão de obra. O taylorismo sedimenta a administração em quatro princípios.Sistematização dos métodos, tempos e processos, seleção do trabalhador para a função especializada, separação entre o “saber fazer” e o “fazer” e a capacitação do trabalhador para a funções especializadasde acordo com o método prescrito.
Na teoria de relações humanas enfatiza a “pessoa” em lugar da ‘estrutura”, assim como na fisioterapia onde deve ser visto o paciente como um todo e não apenas omotivo da sua procura. A teoria ainda firma que “as recompensas psicossociais têm papel preponderante na determinação da motivação do trabalho” ; na fisioterapia a motivação do paciente em obter...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Teoria Geral da Organizacao Administrativa
  • Organização e teoria administrativa na área da saúde
  • Relações de trabalho e teorias administrativas
  • Relações de trabalho e teorias administrativas
  • Relações de trabalho e teorias administrativas
  • TRABALHO TEORIAS ADMINISTRATIVAS
  • Trabalho Escolar e Teorias Administrativas
  • teorias motivacionais organização do trabalho

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!