TEORIANEOCLASSICA

7731 palavras 31 páginas
Teoria Neoclássica i ABORDAGEM NEOCLÁSSICA DA ADMINISTRAÇÃO
Todas as teorias administrativas assentaram-se na Teoria Clássica, seja, como ponto de partida, seja como crítica para tentar uma posição diferente, mas a ela relacionada intimamente. A abordagem neoclássica nada mais é do que a redenção da Teoria Clássica devidamente atualizada e redimensionada aos problemas administrativos atuais e ao tamanho das organizações de hoje. Em outros termos, a Teoria
Neoclássica é exatamente a Teoria Clássica colocada no figurino das empresas de hoje, dentro de um ecletismo que aproveita a contribuição de todas as demais teorias administrativas.
Hoje em dia é moda menosprezar Taylor, mas ele foi o primeiro homem de que se tem noticia que não aceitou o trabalho como favas contadas, mas o examinou e o estudou a fundo.

Principais vultos: Peter F. Drucker, Willian Newman, Ernest Dale, Ralph C. Davis, Louis Allen e George
Terry.
TEORIA NEOCLÁSSICA
Ênfase: estrutura
Enfoque: na prática da Administração
O termo Teoria Neoclassica, na realidade, é um tanto quanto exagerado.
Os autores aqui abordados são: Peter F. Drucker, Ernest Dale, Harold Koontz, Cyril O’Donnell, Michael
Jucius, William Newman, Ralph Davis, George Terry, Morris Hurley, Louis Allen — sem contar os autores da escola da Administração por Objetivos — não se preocupam em se alinhar dentro de uma visão comum. Na verdade, os autores neoclássicos não formam uma escola bem definida, mas um movimento relativamente heterogêneo que recebe denominações como Escola Operacional ou Escola do Processo Administrativo ou ainda Abordagem Universalista da Administração. Preferimos a denominação de teoria para enquadramento didático e facilidade de apresentação.
As principais características básicas da Teoria Neoclássica
A Ênfase na prática da Administração - A Teoria Neoclássica caracteriza-se por uma forte ênfase nos aspectos práticos da Administração, pelo pragmatismo e pela busca de resultados

Relacionados