TEORIA E PRATICA DOS ESPORTES AQUATICOS REGRAS OFICIAIS EM NATACAO

1797 palavras 8 páginas
Regras Oficiais dos Estilos
Saídas
- A saída nas provas de nado livre, peito e borboleta, será dada com um mergulho. No apito longo do árbitro, os competidores devem subir no bloco de partidas. Ao comando do juiz de partidas “as suas marcas”, eles devem imediatamente tomar a posição de partida com pelo menos um dos pés na parte dianteira do bloco. Quando todos os competidores estiverem imóveis, o juiz de partidas deverá dar o sinal de partida (tiro, buzina ou apito).
- A partida do nado de costas e revezamento 4 estilos ou medley, deve ser de dentro da água. No primeiro apito longo do árbitro, os nadadores devem imediatamente entrar na água. No segundo apito, os competidores devem retornar na parede e segurarem com as mãos nos suportes de apoio. Quando todos os competidores estiverem imóveis, o juiz de partidas deverá acionar a largada da prova.
- Nas competições internacionais, organizadas pela FINA, o comando deverá ser “take your marks” e a partida deverá ser acionada enviando o som diretamente às balizas que deverão contar com auto falantes embutidos.
- Qualquer nadador que sair antes do sinal de largadas, independentemente do motivo, será desclassificado, salvo se o árbitro geral julgar que o competidor fora induzido à largada involuntariamente, podendo neste caso autorizar nova largada.
Nado livre
- Nado livre significa que nesta prova o competidor poderá nadar qualquer estilo, exceto nas provas de medley, individual ou em revezamento, onde o nadador neste estilo deverá nadar qualquer estilo diferente dos três nadados anteriormente.
- Durante as viradas e na chegada, terminando a prova, o competidor poderá tocar na parede com qualquer parte do corpo.
Nado costas
- Os competidores devem alinhar-se na água, de frente para a cabeceira de saída, com ambas as mãos colocadas nos suportes de largada. Os pés devem ficar sob a superfície da água.
- Ao sinal de partida e quando virar, o nadador deve dar impulso e nadar de costas durante todo o percurso, exceto quando

Relacionados

  • S Rgio Carvalho E Weber Campos Racioc Nio L Gico Simplificado Volume I 2010
    172872 palavras | 692 páginas
  • Jogos,Brincadeiras para jovens
    32226 palavras | 129 páginas
  • TravagliaLuizCarlos
    135646 palavras | 543 páginas