Teoria e Prática em Arte nas escolas brasileiras

Páginas: 5 (1116 palavras) Publicado: 9 de abril de 2014
Teoria e Prática em Arte nas escolas brasileiras
Conforme a leitura do PCN quando se diz respeito ao ensino de arte existe um enorme descompasso, na teoria pelo fato de professores encontrar barreira e dificuldade por falta de bons livros com respeito ao assunto.
Sendo assim surgem inúmeras visões preconcebidas, ou seja, as atividades artísticas são reduzidas visando às comemorações emdatas cívicas onde visa enfeitar o cotidiano da escola. Passando, portanto um conteúdo pronto para crianças se tornando assim ações de rotina. Em outra proposta trabalha-se como ensinar história da arte em museu, teatro, música e dança. Sendo que existem outras possibilidades que o professor inventa usando sua própria criatividade e pesquisando, cabe uma investigação para que o currículo não setransforme em precário, pouco definido, portanto se faz necessário que a arte seja vista como uma disciplina importante como área do conhecimento com conteúdos específicos para alcançarmos referencias conceitos e metodologia para alicerças ações pedagógicas.
A arte como objeto do conhecimento
Podemos ressaltar que o homem produz a partir de perguntas, fundamentos desde que se faça relação com seulugar no mundo, com manifestações, conhecimento cientifico, filosófico junto seu caráter de criar e inovar.
A ciência da arte tem ações que permite o homem organizar e classificar fenômenos da natureza, a arte como ciência disciplina autônoma, sendo assim a verdade e que não é possível existir ciência sem imaginação nem tão pouco a arte sem conhecimento.
Porém faz se presente em geral que arte éa ciência como algo que revela a consciência do criador do criador, por isso o que podemos perceber a necessidade urgente de uma reforma nos paradigmas para evitar a oposição entre a arte e ciência, pois sendo necessário transformar políticas sociais tecnocientifícas que revela o ser humano do século XXI, favorecendo a integração nacional entre a aprendizagem racional e estética dos alunosenfatizando a razão de sonho, propor conhecimento como maravilhar-se divertir-se brincando com o desconhecido, correr risco nas hipóteses ousadas, trabalhando duro, esforçar-se para se alegrar com ás novas desconhecidas para se alegrar com ás novas descobertas.
Conhecimento artístico como produção e fruição
Devido a obra de arte situa-se no ponto de encontro entre o particular e o universal daexperiência humana, podemos pontuar que a arte e o retrato da obra e cultura do homem, agregando valores com criação, imaginação e valor universal.
A obra de arte revela para o artista e para o espectador uma possibilidade de existência e comunicação além da realidade de fatos e revelações habitualmente conhecidos.
Podemos ressaltar que as formas artísticas são constituídas via imagens corporaispoéticas como: visuais, sonoras, corporais, também formadas de conjuntos de palavras, texto literário ou teatral. Que arte desafia em todo tempo o conhecimento do artista de modo de significados próprios.
O que distingue essencialmente a criação artista das outras modalidades de conhecimento humano e a qualidade de comunicação entre os seres humanos que a obra de arte propicia, por uma utilizaçãoparticular das formas de linguagem. Portanto o artista propicia tipos comuns de comunicação de várias formas, combinações diferentes de elementos, modalidades artística como: linhas, formas, cores e texturas, na forma plástica, altura, teatral, timbre e ritmo na forma musical, personagens, espaço, texto e cenário quando envolve teatro, e movimento, desenho no espaço e composição na forma de dança.A forma artística fala por si mesma, independente e vai além das intenções do artista. Por isso a forma artística e de modo geral o resultado de diferentes experiências seja na forma de poesia, alegoria, padrões formais, forma critica, onde a arte ganha significado na fruição de cada espectador.
A percepção estética é a chave da comunicação artística. Onde ressaltamos o conhecimento da arte...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Teoria e Prática em arte
  • Organização e Gestão da escola – Teoria e Prática
  • O sistema de Organização e de gestão da escola: Teoria e Prática
  • O sistema de organização e de gestão na escola: teoria e prática
  • O sistema de organização e de gestão da escola teoria e pratica
  • O sistema de organização e de gestão da escola teoria e pratica
  • arte brasileira
  • Arte Brasileira

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!