Teoria Vygotsky

Páginas: 2 (326 palavras) Publicado: 5 de março de 2014
A Teoria Sócio Interacionista de Vygotsky
Segundo Vygotsky, o desenvolvimento cognitivo de um indivíduo se dá por meio da interação social, ou seja, de sua interação comoutros indivíduos e com o meio. Para ele, não há desenvolvimento sem interação.
Ele diz que se deve avaliar a criança pelo que ela está aprendendo e não pelo que ela já aprendeu.Sua teoria procura avaliar os processos mentais envolvidos na compreensão do mundo.
Para Vygotsky,a interação entre os indivíduos possibilita a geração de novas experiências econhecimento. Então nesse caso, mais do que agir, o indivíduo precisa interagir com o meio em que vive.
O desenvolvimento infantil é visto por Vygotsky a partir de trêsaspectos: Instrumental, cultural e Histórico. E quatro fatores são muito importantes dentro da Teoria de Vygotsky. São eles: Interação, Mediação, Internalização e ZDP.
Em sua obra,Vygotsky deu ênfase à linguagem e sua relação com o pensamento, pois para ele, a interação é feita através da linguagem. Ele diz que as funções mentais superiores são socialmenteformadas e culturalmente transmitidas através da linguagem.
Para ocorrer a aprendizagem, a interação social deve acontecer dentro da Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDP),que é o espaço em branco que existe entre o que a criança já sabe fazer sozinha, e o que ela tem a potencialidade de aprender. Este último, acontece quando a criança necessita doauxílio de outro indivíduo para aprender, seja de um professor ou de um colega mais experiente.
O professor deve mediar a aprendizagem utilizando estratégias para que o alunose torne independente e estimule o conhecimento potencial, de modo a criar uma nova ZDP a todo momento. Na realidade o professor é o mediador entre a criança e o mundo.
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!