Teoria sobre construção de cascos para modelismo naval

2785 palavras 12 páginas
Escrito por Edmar Mammini

O casco é a parte mais importante do barco, é praticamente o barco, sem casco não existe barco. Em modelismo existem algumas maneiras de se construir cascos, a saber: Casco de madeira, de Resina e fibra de vidro, de Plástico com Vacuum Forming e Metálico.

Cascos de madeira; acredito que seja o mais usado, este também tem suas variações, a saber: Casco em pão e manteiga, casco com cavernas e ripinhas, casco massiço, casco massiço ou pão e manteiga recoberto com ripinhas.

O que vamos explicar é o casco com cavernas e ripas, talvez o mais usado em modelismo para navegar, tendo em vista que os demais servem somente para modelos estáticos. Em geral os kits para montar em madeira vêm com esse tipo de construção, uns com a caverna vazada e outros com a caverna cheia; o que vale dizer uns mais leves e outros mais pesados. Se o barco for para navegar se torna necessário retirar a maior parte do interior das cavernas deixando tão somente as primeiras de proa e as últimas de popa com o cheio.

Quem for construir a partir de desenho e não kit vale antes de tudo escolher a madeira; a melhor madeira é o cedro, em segundo o mogno (são parecidos mas não iguais). Fora estas, as outras não se prestam, as madeiras de cor clara como pinho, pinus, caxeta, guapuruvu, virola e assemelhados são uma porcaria para esse serviço.

A madeira para as ripinhas do casco devem estar bem secas, e descansadas no mínimo 3 meses depois de cortadas na medida para se iniciar o trabalho de montagem.

Mas onde conseguir isso? é realmente um problema, ninguém ajuda, primeiro que todo madeireiro é embrulhão e só visa lucros, segundo, os marceneiros que nos poderiam dar uma mão são de caráter estranho, não sentem prazer nenhum em nos ajudar, e terceiro é necessário se ter uma serra circular de boa qualidade com motor de no mínimo 1/2 HP para recortar as ripinhas, quem não a tiver vai ficar na dependência de outros porque sem ela não se faz o serviço.

Para as

Relacionados

  • O Fascinante Imperio De Steve Jobs
    124490 palavras | 498 páginas
  • Meio ambiente
    318445 palavras | 1274 páginas