Teoria Psicanalítica

Páginas: 15 (3705 palavras) Publicado: 15 de setembro de 2014
A Teoria Psicanalítica
Vamos iniciar essa discussão com a seguinte jargão: “Freud explica...”
A Psicanálise é a teoria psicológica mais amplamente divulgada, especialmente entre as pessoas que não são psicólogas. Certamente você já ouviu falar de Sigmund Freud.
Na origem a Psicanálise era apenas um método de tratamento psicoterápico das neuroses, mas em nossos dias ela se tornou uma visão demundo.
Praticamente todos os conceitos centrais de Freud (1967) – o inconsciente*, a sexualidade infantil, as origens sexuais da neurose e, possivelmente, a repressão – podem ser encontrados em alguma parte da literatura anterior à Psicanálise, porém estavam dispersos. inconsciente*
*no sentido de Freud, qualifica os processos dinâmicos que atuam sobre o comportamento, sem que atinjam aconsciência, só se tornando conscientes quando rompem as resistências, no sonho, no decorrer de estados psicóticos, ou mediante tratamento psicanalítico.

O que Freud realizou com genialidade foi uma grande síntese dos conceitos construindo uma teoria unificada da mente. Associando o conceito de inconsciente com a noção de repressão sexual, mostrou que, longe de ser uma parte pequena da mente, oinconsciente continha a maior parte das necessidades vitais iminentes de uma pessoa e uma grande parte da personalidade.
Os conteúdos inconscientes se mantêm não conhecidos por meio de diversos mecanismos de defesa, como a repressão, a projeção e a racionalização, que também não são conscientes para a pessoa:
- A repressão é a defesa automática e inconsciente pela qual o ego rejeita uma motivação,emoção ou idéia, penosa ou perigosa, tendendo a dissociar-se dela.
- A projeção é o mecanismo de defesa pelo qual a pessoa percebe no mundo exterior e, em particular em outra pessoa, as características que lhe são próprias; por exemplo, as vozes ouvidas nas idéias de perseguição.
- A racionalização é a justificativa consciente de uma conduta proveniente, de fato, de outras motivações, geralmenteinconscientes. (PIÉRON, 1975)
À questão de como chegamos a ser conscientes de certas coisas, Freud respondeu que as pessoas podem chegar a ser conscientes por meio do uso da linguagem, nomeando e descrevendo sua experiência. Para a Psicanálise Freudiana, a maior parte da personalidade de uma pessoa se adquire antes que ela tenha um bom domínio da linguagem. Esta é uma das razões por que as pessoaspodem recordar muito pouco de sua primeira infância.
Na vida posterior, normalmente temos a tendência a pensar e a recordar experiências agradáveis e ignorarmos as desagradáveis na medida em que podemos. Uma pessoa que tenha uma relação difícil com seu namorado, por exemplo, pode buscar e reconhecer sinais de afeto e não perceber os sinais de rejeição e, portanto, enganar-se sobre as intenções dequem ama. Essa é a razão porque os amantes rejeitados se surpreendem com freqüência quando terminam uma relação. Para Freud, as pessoas só chegam a ser conscientes quando pensam sobre o que está ocorrendo. A experiência que não conseguimos dar nome simplesmente se escapa à consciência.




Se você fosse paciente de Freud, depois de algumas consultas contando a história de sua vida, seriaconvidado a deitar em um divã* e o psicanalista sentaria em uma poltrona e aplicaria a técnica de associação livre ou pediria que você contasse seus sonhos. divã*
*espécie de sofá sem encosto. Fonte: Ferreira (2004)
Na associação livre você deveria falar livremente sobre o que lhe viesse à mente, de forma que falaria de aspectos de sua vida que nunca enfrentou.

E seus sonhos seriaminterpretados buscando os significados em sua história de vida.

Freud via sua descrição do inconsciente como um dos três ataques à presunçosa auto imagem da humanidade:

- o primeiro, realizado por Copérnico, com a afirmação de que o homem não era o centro do universo;
- o segundo, descoberto por Darwin, que tirou o homem do seu lugar especial na natureza; e
- o terceiro, a descrição de Freud do...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Teoria Psicanalítica
  • Teoria psicanalitica
  • A teoria psicanalitica
  • Teoria Psicanalítica
  • Teoria psicanalítica
  • Teoria Psicanalitica
  • Teorias Psicanalíticas
  • Teoria psicanalítica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!