Teoria Politica - Sobre o texto divisao de poderes de Hannh

316 palavras 2 páginas
TEORIA POLITICA

O texto nos apresenta a relação entre poder e violencia. De forma bastante complexa, Hannah expõe a ideia de que o poder gera a violencia em sua forma de governar e de gerir um Estado ou uma Nação, em especial quando o poder estar ameaçado, gerando dessa forma, a violencia, contudo esta não garante o poder, pelo contrario marca, de forma linear o fim do poder.
Embora a autora trás fundamentações concretas e renomadas, contratapor sua ideia, tras em nossos principios ético, uma inquietação, no sentido de que os meios não justificam os fins, contudo, penso que a ganância do Homem em ter poder, ser o poder, ser dono da autoridade ou melhor autoritarismo, quer seja ele de forma politica, economica ou social, faz com que ele torna-se um monstro diante de sua decadência ou ao fim de sua soberania. Logo, a não aceitação de sua queda, geram conflitos de oposição marcando, dessa forma, um período de guerra e revoltas. Diria que o apego ao poder aos bens materiais são fatores preponderante para essas atitudes.
Vejamos um exemplo claro nos dias de hoje, José Genuino envolvido no caso do mensalão, um grande lutador pelas causas populares, sempre esteve envolvido em movimentos partidários da esquerda, lutou pelas desigualdades sociais e classes menos desfavorecidas e, quando teve o privilégio de chegar ao poder, pelo povo que ele representava, não resistiu a soberba e não exitou em roubar o povo que o elegeu e foi desmacarado de forma considerável sendo julgado e condenado pelo Ministerio da Justiça. Causando uma revolta em quem nele confiou. E o mais absurdo é ele, digo Genuino, ainda acreditar ou usar como estratégia que ele está sendo vítima de perseguições partidárias e que é preso político.

Relacionados