Teoria Politca

Páginas: 12 (2905 palavras) Publicado: 9 de abril de 2014


Questão 2 - As questões sobre o transexualismo e as repercussões que essa opção representa, levantam com frequência discussões sobre os direitos dos transexuais e como essa alteração de sexo deve ser encarada jurídica e socialmente.
O caso aqui apresentado, do menino Thomas Lobel, que desde cedo apresentou a vontade de trocar de sexo e ser chamado de Tammy, levanta questões jurídicas esociais, mas também um questionamento interno a família. Mas não podemos deixar de contemplar que se trata de uma escolha pessoal e de um caso de transtorno de personalidade vividos por uma criança.
Tanto a teoria do reconhecimento quanto vertentes da teoria feminista, propõe em suas analises observações que permitem contemplar a decisão de deixar que essa criança realize seu tratamento hormonalpara a mudança de sexo.
Segundo Axel Honneth e a sua teoria do reconhecimento, a formas através das quais eu me penso só podem existir de forma forte se o outro confirma essa auto-representação. Eu preciso da confirmação pelos outros do modo como eu me vejo. Essa consciência “do que sou” só existe através do outro. Ele se baseia na dialética do senhor e do escravo, de Hegel, para justificar oinicio da consciência do seu próprio ser. Nessa luta dialética a intersubjetividade dos sujeitos que participam dessa disputa é que provoca o reconhecimento. O reconhecimento viria então da esfera publica e seria totalmente baseado no outro.
Já Susan Okin se baseia na posição original de tipo rawlsiana, mas substitui suas características por características femininas. Ela observa o espaço deautonomia como uma zona mista, onde privado e publico se combinam, mas de uma forma muito precisa: a esfera doméstica, por excelência a mais privada que existe, deve conhecer interferências do Estado quando o equilíbrio entre as relações internas deve ser preservado. A autora solicita essa intervenção para que exista uma zona de não-poder na família. A teoria feminista tende a propor uma abolição dafamília, em seu imperativo característico de dominação (no caso aqui apresentado, podemos observar a dominação dos pais e responsáveis sobre os filhos); devido ao drástico que essa medida representa, uma intervenção do Estado seria necessária para que o equilíbrio e a igualdade fossem respeitados nessa esfera privada.
Ou seja, podemos apreciar desde já que, ambas as teorias defendem um certo respeitoda necessidade de ser reconhecido e ter as suas necessidades respeitadas de maneira solida na atuação do indivíduo na esfera pública.
No caso de Thomas/Tammy Lobel, poderíamos identificar desde já uma confluência no pensamento inicial de ambos os teóricos: a criança demanda uma mudança por experimentar uma injustiça na sua representação social; a sua auto-representação não confere com aidentificação social que ela recebe, de acordo com a teoria da representação. O desequilíbrio e a dominação descritas por Okin, residem no fato de que, mesmo se representando como uma menina, a criança ainda era tratada como um menino, obedecendo as normas sociais impostas no reconhecimento físico das pessoas e vivendo sob a dominação exercida pelas suas mães, de submeter-se a representação de meninoenquanto o próprio queria ser uma menina.
Honneth explica que nesse auto-questionamento que fazemos sobre as nossas existências, o reconhecimento só chega através de uma prova que se utiliza de uma estratégia metodológica semi-empírico negativa. Negativa porque somente quando as pessoas se revoltam contra uma injustiça, que existe um sofrimento e portanto uma demanda por justiça, o mecanismo doreconhecimento se engrena. E junto a esse primeiro passo no mecanismo, vem a prova semi-empírica, ora precisamos não somente reproduzir o que e dito pela pessoa mas precisamos buscar o fundamento primário dessa atitude, ou seja, a experiência concreta da injustiça, do desrespeito incluído nesse não reconhecimento que apela o reconhecimento pelos outros de como você se vê. Essa seria a base para a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Politca
  • politca
  • politca publica
  • Ciencia politca
  • Ciencia polítca
  • Polítcas publicas
  • ciencia politca
  • politca externa

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!