Teoria Neoliberalista e Neorealista

1109 palavras 5 páginas
Fonte: Revista Veja

TEORIA NEOLIBERALISTA
Há a possibilidade da Coreia do Norte atacar outros Estados, através de armas nucleares construídas “disfarçadamente”?

Hipótese: a possibilidade de chegar a um conflito é mínima, pois no momento é mais vantajosa uma cooperação com países como Estados Unidos, que estão prometendo ajudar com alimentos; e mesmo que a negociação falhe há ainda instituições que podem evitar a ação do regime norte-coreano.

O regime comunista norte-coreano declarou que lançará um satélite em órbita no próximo mês. Questionado sobre se não seria um teste militar disfarçado como o ocorrido em 2009, Pyongyang disse que o lançamento será para comemorar o centenário do falecido fundador do país e importante para o desenvolvimento econômico do país. Porem esses testes são considerados pelos EUA, Coréia do Sul e outros Estados uma provocação e certa ameaça, já que o Conselho de Segurança sancionou a Coréia do Norte há três anos, proibindo o teste de armas nucleares e balísticas.
Essa atitude da Coréia do Norte colocou em risco as negociações de ajuda alimentar que viriam dos EUA. “Bad behavior will not be rewarded” disse Barack Obama O presidente Obama colocou a condição de só ajudar se o lançamento for cancelado, se aceito o acordo os Estados Unidos estará estabelecendo uma relação de interdependência, tentando assim evitar chegar às vias militares. “[...]nterdependência é uma situação caracterizada por efeitos recíprocos entre países ou entre os atores de diferentes países ou simplesmente o estado de mútua dependência” (SARFATI, 2005, p. 164)
A cooperação nesse caso será a melhor saída, mas não quer dizer que ela será uma constante, principalmente que a Coréia do Norte não pode ser considerada um Estado “confiável”; sempre será motivo de desconfiança por ser um país muito fechado. Segundo Keohane e Nye (1971) para que esse tipo de cooperação dê certo é necessário que haja interação global entre os Estados envolvidos. A

Relacionados

  • Mercosul
    12961 palavras | 52 páginas