Teoria Neoclássica da Administraçãp

744 palavras 3 páginas
Questões para revisão e fixação sobre a "Teoria neoclássica da administração"
a) Cite e explique as características da Teoria Neoclássica da Administração.
a. Ecletismo: os autores neoclássicos, apesar da forte influência clássica, utilizam-se de conceitos e conteúdos recentes de outras teorias da administração. Eles reafirmam os postulados clássicos, como os da administração científica e os princípios gerais de administração da teoria clássica, mas também utilizam aspectos de outras teorias como: burocracia, relações humanas, estruturalista, comportamental, sistêmica e contingencial.
b. Ação administrativa: há um forte pragmatismo dos autores desta teoria, pois enfatizam aspectos instrumentais e práticos em seus estudos e publicações. Enfatizase que a teoria tem maior valor quando pode ser aplicada.
b) Diferencie eficiência de eficácia organizacional.
A eficiência diz respeito a fazer as atividades da melhor maneira possível, reduzir custos, aperfeiçoar racionalmente a utilização dos recursos disponíveis, racionalizar os meios e os procedimentos. Ou seja, consiste em um cálculo utlitários entre meios e fins.
A eficácia refere-se a fazer as atividades que realmente devem ser feitas, focar os resultados finais que se quer atingir, alcançar os objetivos, fazer os ajustes necessários para alcançar as metas.
c) Cite e explique os principais elementos de ação administrativa descritos em seu livro Texto.
a.Divisão do trabalho: que consiste em separar a organização em partes principais e nas tarefas que as constituem.
b. Especialização: que é uma decorrência da divisão do trabalho, na qual cada função organizacional desenvolve atividades especializadas em sua área de atuação.
c. Departamentalização: que consiste na divisão do trabalho em termos de diferenciação entre os diversos tipos de tarefas executadas. Daí, pode haver diferentes tipos, numa mesma organização, como departamentalização por funções, por produtos ou serviços, por localização

Relacionados