Teoria Neoclassica

Páginas: 11 (2527 palavras) Publicado: 12 de junho de 2014
 Teoria neoclássica da administração
Seus principais objetivos era mostrar seu ecletismo e sua preocupação na ênfase dos objetivos e resultados e que a administração podia ser usada como uma técnica social geral para qualquer organização.
Não foi uma escola bem definida, pois os autores abordaram muitos aspectos divergentes, mas sempre visando um alinhamento comum.
Características
Ênfasena prática: Davam bastante importância aos aspectos práticos, buscando a ação administrativa, pois a teoria não valia de nada sem a pratica.
Reafirmação dos postulados anteriores: Foram abordados muitos aspectos da teoria clássica, e as reafirmava, mas com uma modulação e adaptação necessária para a época em questão, influenciados pelas ciências comportamentais organizacionais e econômicas.Ênfase nos princípios gerais da administração: Seguiam leis cientificas com critérios elásticos para uma solução praticam, princípios como: planejar, organizar, dirigir, controlar etc.; Para qualquer organização ser bem sucedida.
Ênfase nos objetivos e nos resultados: Enfatizavam bastante os objetivos e os resultados, tendo por base um objetivo em comum terá que gerar um resultado satisfatório, em seuma organização não existe sem objetivos.
Ecletismo nos conceitos: Como já foi abordada a teoria neoclássica foi bastante diversa, sendo assim eclética, pois abordava afirmações de postulados anteriores.
Administração como técnica social
Administrar consiste em orientar, dirigir e controlar os esforços de um grupo de indivíduos para um objetivo comum, em tão toda organização tem como base umaforma administrativa.



Aspecto administrativo comum às organizações
Quanto aos objetivos: Não existe organização sem objetivos, os resultados servem como um meio de avaliar a eficiência do individuo e a sociedade.
Quanto à administração: Toda organização tem objetivos diferentes, mas na parte administrativa são semelhantes, pois seguem o mesmo padrão, assim toda organização tem problemasem equilibrar os objetivos, para isso é necessário “princípios de administração” e ”princípios lógicos”.
-Quanto a desempenho individual: Não a um resultado se não há um bom desempenho de cada individuo, pois ele e a base de tida organização.
Eficiência e eficácia
Eficácia e a medida do alcance dos resultados, enquanto eficiência é a medida da utilização dos recursos nesse processo.
Divisãodo trabalho
Primeiro de onde difundiu se a ideia d divisão de trabalho, o procedimento de dividir o trabalho começou a ser praticado com o advento da Revolução Industrial, e isto provocou uma mudança radical no conceito de produção (nesta época ouve a substituição de trabalho artesanal pela produção em massa pelas maquinas), bom agora na parte que interessa a produção deve basear-se na divisão dotrabalho, que nada mais é do que a maneira pela qual um processo complexo pode ser decomposto em uma série de pequenas tarefas que o constituem. O importante era cada pessoa produzir o máximo para atingir a media aceitável por pessoal de produção.
Consequências da divisão de trabalho em curto prazo:
Maior produtividade e melhor rendimento do pessoal envolvido, Maior eficiência da organização,como resultante do item anterior, Redução dos custos de produção, principalmente os de mão-de-obra e de materiais diretos.


Um fato interessante q acontece nesta mesma fase é que surge uma divisão da empresa em três níveis:
Nível institucional, composto por dirigentes e diretores da organização, Nível intermediário, ou nível do meio do campo, composto dos gerentes, Nível operacional,composto dos supervisores que administram a execução das tarefas e operações da empresa.
Especialização
Como consequência do princípio da divisão do trabalho, surge a especialização: cada órgão ou cargo passa a ter funções e tarefas específicas e especializadas. Passam a se preocupar com a especialização dos órgãos que compõem a estrutura organizacional.
Hierarquia
Outra consequência do...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Teoria neoclassica
  • Teoria neoclassica
  • Teoria neoclássica
  • teoria neoclassica
  • Teoria neoclássica
  • Teoria neoclassica
  • Teoria neoclássica
  • Teoria neoclassica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!