Teoria Neoclássica: Tipos de Organização

Páginas: 8 (1951 palavras) Publicado: 7 de outubro de 2013
Decorrências da Teoria Neoclássica: Tipos de Organização

Ênfase na organização formal
Aspectos Formais da Organização
Divisão do Trabalho
Especialização
Hierarquia
Distribuição de autoridade e responsabilidade
Racionalismo

Divisão do Trabalho - Decomposição de um processo complexo em pequenas tarefas.
Começa a ser praticado de forma intensa com a Revolução Industrial, provocandouma mudança no conceito de produção (fabricação em série e mecanização). Iniciado ao nível dos operários com a Administração Científica alcançou diversos escalões mais elevados com a Teoria Clássica.
Padronização e simplificação das atividades
Especialização e detalhamento das tarefas
Departamentalização: aproveitamento da
mão-de-obra especializada

Especialização
Como consequência dadivisão do trabalho, cada função se torna mais específica e repetitiva, exigindo menos experiência e conhecimento prévio, facilitando também a substituição dos funcionários.

Hierarquia
Em decorrência da diversificação funcional dentro de uma organização, surge a necessidade de um comando para direção e controle das atividades realizadas. Portanto, além de uma estrutura de funções, é precisouma estrutura hierárquica cuja missão é dirigir as operações dos níveis subordinados. Assim, uma cadeia de níveis hierárquicos (cadeia escalar), forma, geralmente, uma pirâmide, tendo a direção (nível decisorial) no topo e os executores na base (nível operacional ou executório).

Distribuição da autoridade e da responsabilidade
A hierarquia da organização formal denota a distribuição daautoridade e da responsabilidade entre os níveis da estrutura. A autoridade pode ser conceituada como a propriedade de uma pessoa de dar ordens e o poder de exigir obediência. Já a responsabilidade é a relação contratual pela qual o subordinado concorda em executar certos serviços.


Racionalismo da organização formal
Consiste em esperar, dentro de limites toleráveis, um comportamento racional dosfuncionários de acordo com as normas da organização. Enquanto para Taylor e seguidores da Administração Científica a organização deveria ser funcional e superespecializada, para Fayol e seguidores da Escala Anatômica, a organização deveria ser linear e centralizada.

Tipos de Organização
Cada empresa tem a sua própria organização de acordo com sua dinâmica. Apesar de sua organização ser individuale específica, podemos indicar os três tradicionais tipos de organização:

1) Organização Linear
Constitui a forma estrutural mais simples e mais antiga, tendo sua origem nos antigos exércitos e na organização eclesiástica medieval.
Princípio da Autoridade Linear/ Princípio Escalar : hierarquização da autoridade, onde cada subordinado se remete a seu superior direto e imediato, de forma que ainformação percorre diversos níveis até chegar ao nível máximo da organização.
Características:
1) Autoridade linear ou única: decorrente do princípio de unidade de comando, cada subordinado se reporta única e exclusivamente a um superior.
2) Linhas formas de comunicação: a comunicação entre os níveis da organização são efetuadas através das linhas existentes no organograma.Portanto, todo nível possui dois terminais de comunicação: um de responsabilidade perante o mais elevado, e o de autoridade perante o inferior a ele.
3) Centralização de decisões: existe apenas uma autoridade máxima, já que todos os canais de comunicação se deslocam convergindo em sua direção.
4) Aspecto Piramidal: a organização linear geralmente apresenta uma conformação piramidal, já quehá a centralização de decisões no topo. Portanto, de certo modo, conforme aumenta a generalização e centralização, aumenta o nível hierárquico, e quando diminui o nível, aumenta a delimitação das responsabilidades e a especialização.
Vantagens:
* Estrutura simples e de fácil compreensão
* Delimitação nítida de responsabilidades
* Facilidade de implantação
* Estabilidade (devido a fácil...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • DECORRÊNCIAS DA TEORIA NEOCLÁSSICA: TIPOS DE ORGANIZAÇÃO
  • Capitulo 8 decorrências da teoria neoclássica tipos de organização
  • teoria neoclassica
  • Teoria neoclassica
  • Teoria neoclassica
  • Teoria Neoclassica
  • Teoria neoclássica
  • teoria neoclassica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!