Teoria neoclássica da administração

Páginas: 8 (1859 palavras) Publicado: 28 de setembro de 2011
Teoria Neoclássica da Administração
A Teoria Neoclássica, tratada por Chiavenatto, surge na década de 1950, diante de um novo contexto de crescimento exagerado das organizações e problemas administrativos decorrentes da época. É uma Teoria q consolida a atuação do administrador e esta mais voltada para o porquê das atividades da empresa. É a teoria clássica devidamente atualizada eredimensionada aos processos administrativos atuais e ao tamanho das organizações modernas.
As principais características da Teoria Neoclássica são as seguintes:
Ênfase na prática da administração
A Teoria Neoclássica caracteriza-se por uma forte ênfase nos aspectos práticos da administração, pelo pragmatismo e pela busca de resultados concretos, embora não se descuide de seus conceitos teóricos. Osautores neoclássicos buscam desenvolver os seus conceitos de forma prática e utilizável, visando principalmente à ação administrativa.

Reafirmação relativa dos postulados clássicos
A Teoria clássica é uma reação à influência das ciências do comportamento no campo da Administração em detrimento dos aspectos econômicos e concretos que envolvem o comportamento das organizações. Os neoclássicos retomamgrande parte do material desenvolvido pela Teoria Clássica, redimensionando-o e reestruturando-o de acordo com as condições da época atual, dando-lhe uma aparência mais ampla e flexível. A estrutura de organização do tipo linear, funcional e linha staff, as relações de linha e assessoria, o problema da autoridade e responsabilidade, a departamentalização e todos os de conceitos clássicos sãorealinhados dentro da nova abordagem neoclássica.
Ênfase nos princípios gerais de Administração
Os administradores são essenciais a qualquer empresa dinâmica e bem-sucedida. São homens que devem planejar,dirigir e controlar as operações do negócio. Os aspectos básicos da administração são comuns a qualquer tipo de empreendimento humano.
Esses princípios gerais, apresentados de forma e conteúdosvariados por parte dos autores, procuram definir a maneira pela qual o administrador deve planejar, organizar, dirigir e controlar o trabalho de seus subordinados.
Os princípios têm um papel na Administração equivalente ao das leis nas ciências físicas, pois visam demonstrar uma relação de causa-efeito
Ênfase nos objetivos e nos resultados
Toda organização existe, não para si mesma, mas paraalcançar objetivos e produzir resultados. É em função de seus objetivos e resultados que organização deve ser dimensionada, estruturada e orientada.
Os objetivos da empresa e de seus departamentos devem ser claramente definidos e estabelecidos por escrito. A organização deve ser simples e flexível.
As responsabilidades designadas para uma posição devem ser confiadas tanto quanto possível aodesempenho de uma simples função.

Ecletismo da Teoria Neoclássica: absorve o conteúdo de outras teorias.

Princípios básicos da organização

Divisão do trabalho
O objetivo imediato e fundamental de toda organização é a produção de serviços. Para ser eficiente, a produção deve basear-se na divisão do trabalho, que nada mais é do que a maneira pela qual um processo complexo pode ser decompostoem uma série de pequenas tarefas que o constituem. A divisão do trabalho começou a ser praticada a partir da Revolução Industrial, provocando uma mudança radical no conceito de produção pela fabricação por meio da máquina em substituição ao artesanato e da aplicação da especialização do trabalhador na linha de montagem. O importante era que cada pessoa produzisse a maior quantidade possível deunidades dentro de um padrão de qualidade, objetivo que somente poderia ser atingido por uma relativa automatização na atividade humana baseada na repetição constante da mesma tarefa.
Especialização
Como conseqüência do princípio da divisão do trabalho surge a especialização: cada órgão ou cargo passa a ter funções e tarefas específicas e especializadas.O repetimento das mesmas tarefas que se...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • TEORIA NEOCLASSICA DA ADMINISTRACAO
  • TEORIA NEOCLÁSSICA DA ADMINISTRAÇÃO
  • Teoria neoclássica da administração
  • Introduçao da teoria neoclassica da administraçao
  • teoria neoclássica da administração
  • Resumo teoria neoclássica da administração
  • Teoria neoclássica da administração
  • Teoria Neoclássica da Administração

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!