TEORIA MORENIANA DO PSICODRAMA

852 palavras 4 páginas
TEORIA MORENIANA DO PSICODRAMA
O psicodrama: o teatro da espontaneidade O psicodrama é uma abordagem que se situa na interface entre a arte e a ciência. Foi definido por Moreno como o método que estuda as verdades existenciais por meio da ação. A teoria moreniana está ancorada na filosofia existencial-fenomenológica, que tem como principio levar o individuo a resgatar a intuição, a liberdade e a sensibilidade. Nas terapias vivenciadas de base fenomenológico-existencial, como é o psicodrama, o individuo é estimulado a recuperar a sua liberdade e a usar suas próprias capacidades para existir, para reaprender a ser livre de forma responsável, para ser o que ele é.
O PSICODRAMA POSSUI TRES ETAPAS; aquecimento, dramatização e comentários.

OS INSTRUMENTOS DO PSICODRAMA O primeiro instrumento, o palco ou o cenário é o espaço no qual o individuo pode reencontrara sua liberdade pela possibilidade de expressar a si mesmo. O palco ou o espaço cênico é uma extensão da vida para além da realidade da própria vida. O segundo instrumento, o protagonista. Ele é solicitado a ser ele mesmo, a retratar o seu próprio mundo privado. O terceiro instrumento, o diretor. Possui três funções: produtor, terapeuta e analista. O quarto instrumento: os egos auxiliares tem o papel de interagir na cena com o protagonista, fazendo os papeis complementares ao que o protagonista esta desempenhando. O quinto instrumento: o publico, que é o conjunto dos demais participantes do grupo.

CONTEXTOS NO PSICODRAMA O contexto social é constituído pelo tempo cronológico real, pela realidade social de cada comunidade. O contexto grupal, formado pela realidade do grupo terapêutico e o contexto dramático que é constituído pela realidade dramática.

AS TECNICAS DO PSICODRAMA A técnica do duplo: o diretor se utiliza desta técnica com o objetivo de fazer o protagonista entrar em contato com a sua emoção que não foi verbalizada a fim de ajuda-lo a expressa-la. A técnica do

Relacionados