Teoria Matemmática da Administração

3473 palavras 14 páginas
Teoria Matemática da Administração
Teoria matemática da administração é a parte das teorias da administração de empresas, utilizadas na teoria da administração para fins de estudo. Faz parte da abordagem sistêmica da administração, juntamente com a teoria de sistemas e a cibernética e administração
Muitas decisões administrativas são tomadas com base em soluções contidas em equações matemáticas que simulam situações reais que obedecem a certas leis ou regularidades. A Teoria Matemática é a que proporcionou modelos para atender a tais necessidades. Não se trata exatamente de uma escola (como a Teoria Clássica ou a Teoria das Relações Humanas), mas uma corrente que localizamos em vários autores que enfatizam o processo decisório e o tratam de modo lógico e racional, através de uma abordagem quantitativa, determinística e lógica. Aplicações da Teoria Matemática
A Teoria Matemática tem sua maior aplicação na chamada Administração das Operações. Os temas mais tratados pela Administração por Operações são:
Operações: o estudo dos processos produtivos e produtividade empresarial;
Serviços: o estudo dos sistemas de operações de serviços;
Qualidade: o estudo do tratamento estatístico da qualidade, da melhoria contínua, programas de qualidade total e certificação ISO.
Estratégia de operações: estuda o alinhamento entre a estratégia empresarial e a estratégia operacional;
Tecnologia: o estudo da aplicação do computador na administração das operações.

Processo decisório
A Teoria Matemática desloca a ênfase na ação para a ênfase na decisão que a antecede. O processo decisório é o fundamento básico da Teoria Matemática, constituindo no campo de estudo da Teoria da Decisão. A tomada de decisão é estudada sob duas perspectivas: a do processo e a do problema:
Perspectiva do processo: concentra-se nas etapas da tomada de decisão. O objetivo é tomar a melhor decisão, a partir das três etapas que segue:
a. Definição do problema;
b. Levantamento de alternativas

Relacionados

  • Matemmática financeira: capitalização simples e capitalização composta
    2556 palavras | 11 páginas
  • Estrura oraganizacional
    2868 palavras | 12 páginas