Teoria marxcista e liberalismo

672 palavras 3 páginas
1 – O texto deixa bem claro a questão fundamental do que chamamos de pensamento liberal, ou seja, a liberdade e a igualdade do homem perante a sociedade, mostrando que o homem possui uma capacidade de pensar racionalmente e ao estabelecer esta ligação racional ele baseia este no principio da igualdade, assim, o próprio homem tece as suas relações a partir do momento que este estabelece instituições criadas sobre os seus interesses, inclusive o Estado e a política criada dentro desta instituição.

2 – O principio básico do liberalismo (igualdade e liberdade) são fundamentais para o bom funcionamento desse sistema, mas diferente do que pensa, este sistema leva as suas questões para um lado individualista, onde o Estado será o responsável pelo controle político, deixando claro que há a necessidade da instituição de um principio individualista para que haja a estruturação desse sistema, e foi sobre esta idéia do individualismo que o pensamento liberal serviu de pressuposto para o sistema capitalista, desta forma, o capitalismo consegue se estruturar sobre o principio do individualismo, o que gera a questão da desigualdade, pois não serão todos que terão acesso as benefícios do capitalismo (lucro), assim a partir do momento que haver um liberação da idéia literal de igualdade e liberdade este afetará diretamente o capitalismo.

3 – Não, pelo fato do Pensamento Liberal defender a questão do individualismo, é como cita (BOBBIO, 1995, pg. 16), “sem individualismo não há liberalismo”, esta maneira de pensar o liberalismo, garante a liberdade de todos terem o direito de se posicionar na sociedade, mas de maneira alguma de ser iguais, pois em uma sociedade liberal o que se estabelece são as regras do sistema capitalista, e assim, trás consigo a concepção da desigualdade social.

4 – É necessário sempre fazer este questionamento, governar para quem, mercados ou sociedade? – Nesta concepção é fundamental pensar no contexto da sociedade, pois uma nação somente alcançará o

Relacionados