Teoria Malthusiana

Páginas: 6 (1277 palavras) Publicado: 22 de maio de 2014
1. INTRODUÇÃO
Thomas Robert Malthus (1766-1834) foi um economista e demógrafo Inglês, que ficou altamente conhecido por suas teorias influentes e pessimistas. Atualmente suas teses permanecem sendo estudadas e debatidas por economistas, uma vez que seus estudos decorrem sobre espaço e população.
De acordo com Henriques (2007) as obras de Thomas Malthus influenciaram vários campos do pensamentoe forneceram a chave para as teorias evolucionistas de Darwin e Wallace. Em suas obras económicas, Malthus demonstrou que o nível de atividade em uma economia capitalista depende da demanda efetiva, o que constituía, a seus olhos, uma justificativa para os esbanjamentos praticados pelos ricos.
A teoria populacional Malthusiana baseia-se no principio da escassez. O mesmo afirmou que a populaçãohumana tende a crescer mais rapidamente que a produção de alimentos, ou seja, um conceito de grande importância para a área econômica.
Em seus dois livros sobre o estudo da população, Thomas Robert Malthus suscitou grandes controvérsias em seu pensamento econômico. Até hoje, 230 anos após o seu nascimento, nenhum estudante, professor, economista ou leitos consegue manter-se neutro, perante seuslivros e panfletos publicados no final do século XVIII e principalmente no início do século XIX (HENRIQUES, 2007).
Porém existe uma fraqueza no principio de Malthus. Como teoria prospectiva, a teoria malthusiana é, sem dúvida, uma teoria falhada. As razões desse falhanço são hoje relativamente claras. A sua componente demográfica assentava em dados de observação e em indicadores rudimentares.Faltava a Malthus também a perspectiva de longo prazo que integrasse passado, presente e futuro (BANDEIRA, 1996).
2. TEORIA MALTHUSIANA
Thomas Malthus em sua visão desconsidera os benefícios da industrialização ou do progresso tecnológico. Para ele as diferenças sociais era uma consequência inevitável, segundo o mesmo um grande contingente populacional teria como destino o sofrimento e a pobreza,causando fraquezas econômicas difíceis de ser solucionadas.

No trabalho de Henriques (2007) que expõe sobre a teoria populacional Malthusiana, ele relata que Malthus considerou dois postulados, sendo o primeiro que o alimento é necessário à existência do homem, e o segundo que a paixão entre os sexos é necessária e permanecerá aproximadamente em seu presente estado. Supondo, então, podemos dizerque a capacidade de crescimento da população é indefinidamente maior que a capacidade da terra de produzir meios de subsistência para o homem.

Na perspectiva de Malthus, existiam dois tipos de obstáculos:
• Obstáculos positivos (A Fome, a Desnutrição, as Epidemias, Doenças, as Pragas, as Guerras etc.) no sentido de aumentar a taxa de mortalidade;
• Obstáculos preventivos (as PráticasAnticoncepcionais Voluntárias) no sentido de reduzir a taxa de natalidade.

Fonte: HENRIQUES, 2007
Segundo Malthus a única solução para esse problema seria o controle da natalidade. A população teria que se sujeitar a abstinência sexual se não quisesse conviver com a fome e consequentemente com a desestruturação da sociedade. Uma segunda alternativa proposta por Malthus era a de que um casal sópoderia ter filhos se tivessem terras cultiváveis para poder alimenta-los. Normas de Condutas deveriam ser impostas a sociedade, principalmente para a população pobre, que cujo ele era responsável pela pobreza, devido ao fato de se casarem cedo e de ter muitos filhos. Ou seja, a população crescia em progressão geométrica enquanto a produção de alimentos ocorria apenas em progressão aritmética.
2.1FALHAS NA TEORIA MALTHUSIANA
De acordo com Malthus se não houvesse guerras, epidemias, desastres naturais, entre outros, a população do planeta iria duplicar a cada 25 anos, crescendo em progressão geométrica. Hoje se percebe que isso não ocorreu.
Outro fator errôneo em sua teoria dar se ao fato de que o mesmo não considerou o avanço tecnológico, que atualmente colabora para que a produção de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A teoria malthusiana
  • Teoria malthusiana
  • teoria malthusiana
  • teoria malthusiana
  • A teoria malthusiana
  • Teorias malthusianas
  • teoria malthusiana
  • teoria malthusiana

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!