TEORIA MALTHUSIANA E NEOMALTHUSIANA

364 palavras 2 páginas
Envelhecimento populacional: maior espectativa de vida devido a evolução da medicina (vacinas e antibioticos), baixa fecundidade (devido a escolaridade maior da mulher que consequentemente tem menos filhos. Logo, terão menos jovens e faltará mão de obra quando estes chegarem a idade adulta.
Teoria Malthusiana: crescimento da vegetação não acompanharia o crescimento populacional. Contexto: revolução industrial: saída do campo para o centro urbano.
Teoria Neomalthusiana: elevadas taxas de natalidade, por causa dos pobres, impediriam o progresso economico do país pois com grande quantidade de jovens precisaria de investimentos voltatados para estes como saúde e educação. Contexto: pico de crescimento demográfico mundial.
Modelo de Transição Demográfica: 3 partes.
1° taixa de natalidade e mortalidade elevadas.
2° natalidade ainda mais alta e mortalidade desabada: devido a evolução da medicina etc.
3° natalidade também diminui.
Resultado: redução do crescimento populacional.
Consequências dessa redução
- falta de jovens no mercado de trabalho que implica em mão de obra cara que implica em problemas econômicos.
- aumento de gastos com previdência e saúde.
A demografia do século 21 será mais desafiadora para os países pobres, que enfrentarão problemas graves de fornecimento de água, energia, saneamento e alimentos, além da dificuldade para construir habitações dignas e ao mesmo tempo preservar os recursos naturais.
Existe nos dias de hoje, a maquiavélica utilização desta teoria para definição de metas e políticas populacionais controlistas em países em desenvolvimento tem sido fruto de inúmeras críticas. Estas políticas são resultantes de diretrizes dos países mais ricos e impuseram um ritmo de desaceleração do crescimento demográfico basicamente nos países do Terceiro Mundo. A forma de implementação destas medidas tem sido identificada como uma violação aos direitos reprodutivos e humanos destas populações-alvo. A desaceleração do crescimento populacional

Relacionados

  • Antonio Gramsci Escritos Pol Ticos Vol
    91704 palavras | 367 páginas
  • Para além do capital
    384686 palavras | 1539 páginas