Teoria macroeconomica evolução e situação atual

Páginas: 15 (3747 palavras) Publicado: 17 de maio de 2012
Elaborando a Pesquisa de Mercado para o seu Negócio
Agora que você está familiarizado com as etapas que seguiremos ao longo do Manual, vamos dar início à elaboração da sua Pesquisa de Mercado.
1º Passo: Definição do Público-alvo e dos Objetivos da Pesquisa
O que é e como fazer?
Tem o propósito de identificar o público para quem a pesquisa deverá ser aplicada e definir seus objetivos paraestabelecer o que você pretende alcançar. Já a definição dos objetivos é um processo no qual se estabelece o que se pretende alcançar com a realização da pesquisa (objetivo geral ou primário). Os objetivos secundários definem aspectos que contribuem para o alcance do objetivo geral, pois detalham questões que deverão ser pesquisadas, particularizadas e direcionadas. A pesquisa deve partir de uma realnecessidade de informação, de uma situação onde há dúvidas a serem respondidas. Nada melhor para medir o grau de satisfação do cliente do que a Pesquisa de Mercado. Demonstra uma preocupação com a qualidade do seu serviço e serve para manter a fidelidade de sua clientela.
OBJETIVOS SECUNDÁRIOS:
PÚBLICO-ALVO, OBJETIVO PRINCIPAL:
Público-alvo definido e objetivos traçados, você precisa saber comolevantar os dados para a sua pesquisa, como veremos a seguir. 2º Passo: Definição da Coleta dos Dados
O que é e como fazer?
A coleta de dados corresponde ao levantamento das informações necessárias para a realização da pesquisa. Esse esforço envolve a coleta de dados secundários e primários.
2.1 DADOS SECUNDÁRIOS
A pesquisa de dados secundários diz respeito à coleta de dados já existentes emdiversas fontes, como sites na internet, jornais, revistas, associações de classe, entre outras. Existem diversas maneiras de obter informações sobre o seu negócio. Você pode coletar dados relevantes para sua pesquisa a partir de informações disponíveis dentro da própria empresa; é o que chamamos de banco de dados interno:
Banco de Dados Interno
Uma empresa possui importantes informações que, sereunidas, relacionadas e bem utilizadas podem virar instrumentos para a tomada de decisões. Você pode extrair informações do sistema de pedidos da empresa e de seus vendedores, como:
Detalhamento do número de vendas efetuadas;
Características dos clientes;
Informações sobre a concorrência, tais como: preços, formas de pagamento, novos produtos.
Você também poderá obter informações a partir dedados externos:
Dados Secundários Externos
Fontes governamentais (federal, estadual, municipal): IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística: www.ibge.gov.br. Órgão estatal que possui informações importantes e abrangentes sobre o mercado brasileiro. Entre as mais importantes destaca-se a PNAD (Pesquisa Nacional de Amostragem por Domicílios), realizada anualmente e o CENSO brasileirofeito a cada dez anos, que retrata tendências demográficas, indicadores sociais municipais, trabalho e rendimento, características gerais da população, educação, migração, deslocamento, etc.
IPEA – Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada: www.ipea.gov.br. Aqui você encontra dados sobre a área econômica e social do país, como tributação, acompanhamento conjuntural, desigualdades regionais,cultura, arranjos produtivos locais e muitos outros. SEADE – Fundação Sistema Análise de Dados: www.seade.gov.br. A fundação analisa dados socioeconômicos e demográficos, como a mulher e o trabalho, condições de vida, emprego e desemprego. Publicações empresariais e setoriais – anuários, jornais, revistas, livros, sites. As ferramentas de busca na internet podem ajudá-lo a encontrar os sites de queprecisa. Serviços de pesquisa – Ex: A.C. Nielsen, Ibope, Instituto Gallup, Vox Populi. Grupos profissionais – Ex: Federações, instituições de classe, associações, conselhos e qualquer outro tipo de organização setorial. Fundações e institutos de pesquisas estaduais e municipais. Pesquisas de potencial de consumo, participação e tendências de mercado, entre outras,
comercializadas por empresas de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Teoria macroeconômica: evolução e situação atual
  • A atual situação macroeconomica brasileira
  • Conjuntura macroeconômica – situação atual e perspectiva
  • Administração – evolução, situação atual e perspectiva
  • Evolução das Teorias de Administração e Organização Período Atual
  • Teoria macroeconomica
  • Teoria macroeconomica
  • Situação atual

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!