Teoria Humanista

Páginas: 39 (9594 palavras) Publicado: 13 de setembro de 2014
Capitulo 1
ORIGENS DA TEORIA DAS RELAÇOES HUMANAS
A teoria das relações humanas tem suas origens nos Estados Unidos, como resultado das experiências de Elton Mayo, denominadas Experiências de Hawthorne. 
Originaram-se quando Mayo percebeu a necessidade de tornar a administração mais humana e democrática e quando as ciências humanas influenciaram as organizações. 
1.1 Experiência de HawthorneEm 1927, Elton Mayo coordenou uma experiência numa empresa de equipamentos e componentes telefônicos, chamada Western Eletric Company, onde percebeu que os trabalhadores eram conduzidos pela fadiga, excesso de trabalho, acidentes no trabalho, rotatividade do pessoal, causas da má condição do local de trabalho. 
A experiência foi dividida em fases, a saber:
1º FASE
Na primeira fase, ospesquisadores observavam dois grupos de trabalhadores que executavam o mesmo serviço, porém em iluminações diferentes. Um grupo trabalhava sob iluminação constante enquanto outro trabalhava sob iluminação variável. Perceberam que o fator psicológico influenciava na produção, quando a iluminação aumentava produziam mais e quando a iluminação diminuía produziam menos.
2º FASE
Na segunda fase, ospesquisadores mudaram o local de trabalho, a forma de pagamento, estabeleceram pequenos intervalos de descanso e distribuíam lanches leves nesses intervalos. Perceberam então que, os trabalhadores apresentaram maior rendimento na produção, pois trabalhavam satisfeitos. 
3º FASE
Na terceira fase, os pesquisadores se preocuparam com as relações entre funcionários e os entrevistaram para conhecer suasopiniões, pensamentos e atitudes acerca de punições aplicadas pelos superiores e pagamentos, descobriram uma espécie de organização informal dentro da organização que se manifestava por padrões formados pelos próprios trabalhadores.
4º FASE
Na quarta fase, os pesquisadores analisaram a organização informal, fizeram pagamentos de acordo com a produção do grupo e não mais individualmente. Perceberamque os trabalhadores tornaram-se mais solidários.
CONCLUSÃO
O nível de produção é determinado pela expectativa do grupo, pelos benefícios cedidos pela organização, como intervalos de descanso e refeições durante esses e sábado livre. Os trabalhadores esperavam ser reconhecidos, compreendidos e aceitos e produziam mais quando estavam entre seu grupo informal.
1.2 Abordagem estruturalista
ATeoria Estruturalista é um desdobramento da Teoria da Burocracia e uma leve aproximação com a Teoria das Relações Humanas. É baseada no movimento estruturalista, influenciado pela sociologia organizacional. Estrutura é o conjunto de elementos estáveis que se relacionam no tempo e espaço para formar uma totalidade. Na administração, essa estrutura corresponde à maneira como as empresas são organizadase estruturadas. A Teoria Estruturalista teve diversos fatores para que surgisse:
A necessidade de uma maior compreensão sobre os aspectos que eram considerados pela Teoria Tradicional e omitidos pela Teoria das Relações Humanas e vice-versa, tornando a Teoria Estruturalista um síntese entre as outras duas;
A necessidade de visualizar a organização como uma unidade social, onde interagem grupossociais que compartilham os objetivos da organização;
A influência que o Estruturalismo teve na filosofia, na psicologia, na antropologia, na matemática, na linguística e até na Teoria das Organizações;
1.2.1 A sociedade de organizações
No Estruturalismo começou a se enxergar a sociedade como uma sociedade de organizações, pela questão da modernidade, industrialização e pelo fato de as pessoasdependerem dela para viver. Porém, essas organizações são extremamente diferentes umas das outras, exigindo assim, que as pessoas possuam determinados traços de personalidade dependendo da sociedade de que façam parte.
1.2.2 Organizações
As organizações são as instituições da sociedade moderna, é a manifestação de uma sociedade especializada e interdependente, caracterizada por um padrão de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Teoria Humanista
  • teorias humanista
  • Teoria Humanista
  • teoria humanista
  • A Teoria Humanista
  • Teoria Humanista
  • Teorias humanistas
  • TEORIA HUMANISTA

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!