Teoria Hopodérmica

1136 palavras 5 páginas
Analise dos flyers(panfletos) de festa, de acordo com a teoria hipodérmica
1. A Teoria
A “Teoria dos Efeitos Limitados”, “Teoria da Bala Mágica” ou “Teoria Hipodérmica” é assim chamada por basear-se da suposição de que todo estímulo causado por uma mensagem enviada terá resposta, sem encontrar resistência do receptor, como o disparo de uma arma ou uma agulha hipodérmica, que perfuram a pele sem dificuldade. A passividade do receptor é a principal característica do indivíduo nesta teoria, que foi uma das primeiras tentativas do estudo da comunicação no período entre as guerras mundiais. Ela aponta a sociedade como uma massa homogênea, onde os indivíduos são praticamente iguais. Não levando em consideração regras de comportamento, tradições ou estrutura organizacional. A teoria se baseia na ideia de que há muito pouco contato social entre um individuo e outro, como se cada um deles estivesse isolado dos demais.
A Teoria Hipodérmica possui uma estrutura bastante simples:

Onde o “E” representa o estimulo que o emissor enviará e “R” a resposta dada pelo publico ao receber a mensagem. Este modelo sugere que uma vez que seja enviado o estimulo, haverá resposta do receptor e desta forma será possível controlar, manipular e induzir o individuo a agir da forma que o comunicador/emissor espera.
Com o decorrer do tempo e das pesquisas, foi sendo percebido que a propaganda de guerra conseguiu unir nações inteiras em torno de um ideal, como podemos ver no exemplo de Adolf Hitler, com suas mensagens enviadas a milhares de pessoas através do rádio, atingindo a todas e deixando claro o que ele queria, desta forma conseguindo manipular grande parte dos receptores, os tornando adeptos de sua filosofia. Após diversas pesquisas, chegou-se a conclusão de que a Teoria Hipodérmica pode ter sim sucesso.
Em 1948 Harold Dwight Lasswell, um dos fundadores da teoria, cria um modelo que apresenta o início da preocupação do emissor em saber o efeito de sua mensagem ao atingir o

Relacionados