TEORIA HIST RICO CULTURAL DE VIGOTSKI

695 palavras 3 páginas
TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL DE VIGOTSKI

Segundo a autora Silvana Tuleski, Vigotski procura superar as vertentes das teorias idealistas e materialistas mecanicistas, afirmando que embora o homem possua características herdadas biologicamente, o que o torna humano será aquilo que ele efetivamente irá se apropriando no meio histórico e social no qual está inserido. Para a Psicologia histórico-cultural de Vigotski, o homem é um ser de natureza social, ou seja, é candidato a humanidade, pois as disposições biológicas com as quais nasce em nada lhe garantem a vida em sociedade. Isso só poderá se concretizar se ele se apropriar daquilo que a humanidade já produziu – a cultura.
Para tratar da relação entre a educação e o ensino, Vigotski aborda o conceito de Zona de Desenvolvimento Próximo, que segundo ele articula os processos de Aprendizagem e Desenvolvimento humano. Nessa articulação destaca a importância da intervenção e das escolhas feitas pelo educador, logo “Ensinar a uma criança o que ela não é capaz de aprender é tão estéril quanto ensiná-la a fazer o que ela já faz sozinha”.
Para Vigotski o processo educativo é o meio para a superação das disparidades de classes na sociedade, pois com a extensão do processo educativo à toda a sociedade, a população poderia desenvolver suas funções psicológicas superiores como, o pensamento, a memória, a atenção e a linguagem. Como exemplo temos a importância do pensamento verbal, que possibilita ao individuo auto regular-se e auto organizar-se em termos de comportamento em médio e longo prazo.
A base ou esqueleto fundamental da Teoria Histórico-Cultural de Vigotki é a compreensão do caráter histórico ou historicismo, do desenvolvimento de todas as funções psíquicas. O Método Materialismo Histórico Dialético, é a base sobre a qual se constitui a teoria psicológica de Vigotski e centra-se nas leis da dialética para compreender o desenvolvimento do psiquismo humano. A dialética é a grande idéia fundamental segundo a qual o mundo não

Relacionados

  • Resumos
    169053 palavras | 677 páginas
  • Teorias da aprendizagem
    21218 palavras | 85 páginas
  • Teorias de aprendizagem
    21078 palavras | 85 páginas
  • Psicologia Ana M B Bock E Outros Psicologia Socio Historica
    75982 palavras | 304 páginas