Teoria hipodérmics

1470 palavras 6 páginas
Principais ideias da teoria hipodérmica:
O conceito dessa teoria foi elaborado na escola norte-americana na década de 30, por Karl Hovland e Harold Lassurelle, seu estudo é baseado na forma de como a comunicação pode influenciar no comportamento da população, para ser possível pensar em estratégias para manipular a população por meio da comunicação.
A teoria hipodérmica, esta locada na subdivisão da comunicação de massa, funciona como s uma mesagem midiática fosse enviada a publico, e a mesma atinge da mesma forma a todos os indivíduos da sociedade. Conhecida tbm como teoria da bala magica por basear-se da suposição de que todo estímulo causado por uma mensagem enviada terá resposta, sem encontrar resistência do receptor, como o disparo de uma arma de fogo ou uma agulha hipodérmica, que perfuram a pele humana sem dificuldade. A passividade do receptor é a principal característica do indivíduo nesta teoria.
Principais ideias da teoria da persuasão:
Conduz ao abandono da teoria hipodérmica, também desenvolvida na década de 30 nos EUA, por Harold Lassuel. Estuda os fatores que provocam o sucesso e o insucesso do processo comunicativo tomando por base mensagem e audiência.A massa é vista como grupo, não mais como indivíduo isolado. A mensagem deve ser adequada às características do grupo que se quer persuadir, existem intervenientes psicológicos no público que influem nos efeitos da mensagem, o foco desta teoría é a mensagem e o destinatário esta Teoria tem orientação sociológica. Ex: de fator sociologio !° eissor= credibilidade, tempo de exposição (propaganda), 2° Emissor= interesse , relacionado a Aristoteles, Ethos e pathos.
Principais ideias da teoria dos efeitos limitados:
Surge nos EUA, na década de 40 por Paul Lazarsfeld, fundamenta-se em aspectos sociológicos, e deduz que a mídia tem influência limitada na sociedade por ser apenas um instrumento de persuasão (a mídia é apenas parte da vida social). A Teoria Empírica de Campo entende que a mídia exerce

Relacionados