Teoria Hipodérmica

Páginas: 2 (372 palavras) Publicado: 9 de setembro de 2014
Aluna: Emanuelle Freitas Torres
Matrícula: 141013484
Data: 26/08/2014

A teoria hipodérmica foi desenvolvida no período das guerras mundiais, por volta de 1930, tem seus estudos baseados nacomunicação de massa, que aconteceu quando os meios de comunicação em massa se difundiram e a teoria se preocupa com o indivíduo que é visto como um ser isolado físico e psicologicamente.
Para a teoriahipodérmica não existem relações interpessoais entre os indivíduos da sociedade, ou se existem, não são importantes no processo de comunicação. O objetivo da teoria é entender como a população tinhaseu comportamento influenciado pelas comunicações. A partir disso seria possível criar estratégias de influência no modo como as pessoas se comportariam.
A teoria hipodérmica tinha ainda bases nosestudos behavioristas que dizem que a ação humana é a resposta a um estímulo externo, assim, os indivíduos para a teoria, eram vistos como objetos fáceis de serem influenciados e estimulados. Também,para teoria hipodérmica, o meio e os veículos de comunicação eram onipotentes, considerados causas únicas e suficientes para os efeitos verificados.
O processo de influenciar um indivíduo era visto comofácil, porque, segundo a teoria, os indivíduos receptores eram seres iguais um aos outros. Não havia distinção de personalidade, de gosto, de valores, e, portanto eles eram indiferenciados epassivos. Assim, os indivíduos seriam alvos fáceis para receberem os estímulos vindo do meio em questão.
O modelo de Lasswell surge como um avanço da teoria hipodérmica. Para o modelo, compreender o alcancee o efeito das mensagens transmitidas pela mídia requer responder as questões: Quem? Diz o que? Através de que canal? A quem? Com que efeito? . O quem está ligado aos emissores da mensagem, o dizcorresponde ao conteúdo da mensagem, o canal a análise dos meios e o efeito, a análise do efeito e reflexos na sociedade.
Depois de muitas pesquisas e teorias desenvolvidas foi possível perceber que a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Teoria hipodérmica
  • A TEORIA HIPODERMICA
  • teoria hipodermica
  • Teoria hipodermica
  • Teoria hipodérmica
  • Teoria Hipodermica
  • teoria hipodermica
  • A teoria da hipodérmica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!