Teoria hipodérmica abnt

Páginas: 9 (2073 palavras) Publicado: 29 de abril de 2013
A propaganda no período das grandes guerras mundiais

Resumo: Segundo a teoria da agulha hipodérmica, as propagandas eram altamente manipuladoras. A ideia era de que os receptores receberiam a mesma mensagem e que não pensavam que a mensagem dada era mensagem recebida.
Palavras-chave: Primeira Guerra Mundial, Segunda Guerra Mundial, Teoria, Agulha Hipodérmica, Propaganda, Persuasão, Mensagem,Hitler, Guerra, Conflito e Nazismo.
Introdução:
Nesse trabalho explicaremos os conceitos da Teoria Hipodérmica de Lasswell, comparando com três propagandas de guerra, bem como as definições de massa, publico e multidão, que também serão aplicadas no mesmo conceito. A propaganda no período da Segunda Guerra alcançou o seu auge na história. Enquanto os países aliados e do eixo se preparavam parao grande conflito, era preciso o estabelecimento de campanhas a fim de motivar suas populações e possibilitar o aumento de produção e participação dos civis.




Desenvolvimento:
1 - Definição do conceito de Multidão: É um conjunto de pessoas que agem juntas porem de forma involuntária. A multidão só acontece se as pessoas tiverem certeza que seus atos não serão percebidos. Agem com ainfluência dos Feromônios, que são substancias químicas que permite o reconhecimento mútuo e sexual dos indivíduos.
2 – Definição do conceito de Massa: A massa age como a multidão, mas sem a influência do foromônios. É heterogenia, tida como alguém que não pensa, sem capacidade para tal. Não tem noção de que estão sendo manipulados pelos meios de comunicação, chamado de pseudo-pensamento.
3 -Definição do conceito de Público: O público é homogêneo, onde as pessoas se juntam a partir de um gosto ou um objetivo igual. Depende muito da questão social, é mais seletivo e esperam por um determinado tipo de pensamento.
4 – Definição da Teoria da Agulha Hipodérmica / Teoria da Bala Magica: Essa teoria define que toda mensagem sai do emissor e atinge a todos. Nesse momento o receptor é geral, sendo quenão é tão importante para o emissor, ele entende a mensagem e não oferece resistência a ela.
A mensagem é absolutamente direta e irá atingir igualmente todos os receptores.
“... A mídia foi encarada como capaz de moldar a opinião pública e inclinar as massas para quase qualquer ponto de vista desejado pelo comunicador."
“... é uma teoria que presume um determinado conjunto de suposições nãomencionadas, referentes não apenas á organização social da sociedade como a estrutura psicológica dos seres humanos que estão sendo estimulados e estão reagindo á mensagem da comunicação de massa."
“... A ideia fundamental é que as mensagens da mídia são recebidas de maneira uniforme pelos membros da audiência e que respostas imediatas e diretas são desencadeadas por tais estímulos."
“...durante a Primeira Guerra Mundial, e sob a influência de Darwin, a psicologia do instinto esteve no auge. Não foi senão ao término da década de 1920 que os fatos da mutabilidade e variabilidade individual humana começaram a se tornar demonstráveis com o emprego de novos testes mentais e outras técnicas de pesquisa.
“... havia o exemplo do tremendo impacto da propaganda de tempo de guerra. Estaparceria oferecer prova válida de que a mídia era poderosa exatamente da maneira tão espetacularmente descrita por Lasswell quando concluiu ser o "novo malho e bigoma da solidariedade social." Havia igualmente os fatos aparentemente indisputáveis, da propaganda de comprarem mercadorias em quantidades e variedade até então jamais sonhadas. Essa crença, aliada á convicção do grande poder, reforçou aaparente validade da teoria da bala mágica”.
5 – Análise da propaganda na primeira guerra mundial: A Primeira Guerra Mundial constituiu o contexto em que pela primeira vez os estados perceberam a importância da propaganda como instrumento de guerra. Tornou-se evidente o papel, a importância e o potencial da comunicação gráfica. A propaganda passou a ser encarada como uma ferramenta essencial,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Teoria Hipodérmica
  • Teoria hipodérmica
  • A TEORIA HIPODERMICA
  • teoria hipodermica
  • Teoria hipodermica
  • Teoria hipodérmica
  • Teoria Hipodermica
  • teoria hipodermica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!