Teoria gerla da administração, comunicação e linguagem, homem, cultura e sociedade, comportamento organizacional

1007 palavras 5 páginas
FREELANCERS ABREM ESPAÇO NAS GRANDES EMPRESAS
Por que o modelo tradicional de emprego, em que as pessoas trabalham todos os dias para o mesmo patrão, começa a perder espaço nas grandes empresas.

São Paulo - Mais de 430.000 funcionários trabalham nos escritórios da gigante de tecnologia american IBM em 170 países. Essa gente toda recebe salário, chega manhã, almoça no bandejão, fala mal do chefe na hora do café e vai embora no fim do dia: são digamos, trabalhadore tradicionais.
Mas desde 2011 essa equipe começou a dividir projetos com um time paralelo, formado por especialistas conectados pela internet em todo o mundo. Nenhum deles tem um contrato formal de trabalho com a IBM. Executam tarefas especificas, como a criação de softwares, e partem para a outra.
Após uma seleção virtual, eles trabalham remotamente na própria casa e têm de 12 horas a sete dias para entregar os resultados propostos. Um vídeo produzido para recurtar candidatos na rede menciona que o modelo permite que as empresas entregue resultados mais rapidamente para os clientes. E, claro, a um custo mais baixo. A empresa mantém em sigilo os detalhes e, procurada, não deu entrevista.
A rede de colaboradores da IBM mostra como o modelo tradicional de emprego, em que as pessoas trabalham todos os dias num escritório para um único patrão, começa a perder espaço. Segundo a consultoria americana Elance, que conecta empresa a freelancers de mais de 150 países, a base de companhia que contratam esses profissionais passou de 850.000 para 1,3 milhão apenas no último ano.
É um universo dificil de mensurar, já que muitas vezes não há vínculo formal entre os profissionais e as empresas. Mas só nos Estados Unidos estima-se que 40 milhões de pessoas - o equivalente a 1/3 da força de trabalho americana - dedicam-se a trabalhos independentes, segundo o Freelancers Union, sindicato desses profissionais no país. Na Alemanha, apénas metade das pessoas trabalha 8 ou 9 horas por dia e cinco dias por semana para o

Relacionados

  • Resumo
    121466 palavras | 486 páginas
  • Livro redes de computadores 4ª edição (andrew s. tanenbaum)
    311081 palavras | 1245 páginas