TEORIA GERAL DO ESTADO- ÉTICA DE SOCRATES

Páginas: 5 (1021 palavras) Publicado: 6 de junho de 2015

Autarquia Educacional do Vale do São Francisco – AEVSF Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina – FACAPE








TEORIA GERAL DO ESTADO













Petrolina Maio 2015



ORIGEM EDEFINIÇÃO

A palavra ‘’ética’’ vem do grego ‘’ethos’’. Os romanos traduziram o ‘’ethos’’ grego para o latim ‘’mos’’, que quer dizer ‘’costume’’, de onde vem a palavra ‘’moral’’.
Em outras palavras, assim como a palavra ‘’moral’’ vem do latim (mos,moris), a palavra ‘’ética’’ vem do grego (ethos) e ambas se referem a costumes, indicando as regras do comportamento, as diretrizes de conduta a seremseguidas.
Cotidianamente, não se faz distinção entre ética e moral, as duas palavras são usadas como sinônimos. Mas os estudiosos da questão fazem distinção entre elas.
A palavra ‘’ética’’ vem do grego ‘’ethos’’, que significa ‘’modo de ser’’ ou ‘’caráter’’ (índole).


A ética é a parte da filosofia que estuda a moralidade das ações humanas, isto é, se são boas ou más. É uma reflexão crítica sobre amoralidade.
Assim, a ética é definida como a teoria ou a ciência do comportamento moral, que busca explicar, compreender, justificar e criticar a moral ou as morais de uma sociedade. A ética é filosófica e científica. Compete á ética chegar por meio de investigações científicas, á explicação de determinadas realidades sociais, ou seja, ela investiga o sentido que o sentido que o homem dá as suasações para ser verdadeiramente feliz.

OBJETO E OBJETIVO DA ÉTICA

A ética tem por objeto de estudo o estímulo que guia a ação: os motivos, as causas, os princípios, as máximas , as circunstâncias , mas também analisa as consequências dessas ações.


A ética tem como objetivo fundamental levar a modificações na moral, com aplicação universal, guiando e orientado racionalmente e do melhor modo a vidahumana.

Assim, a ética tem por objeto o comportamento humano no interior de cada sociedade, e o estudo desse comportamento com o fim de estabelecer níveis aceitáveis que garantam a convivência pacífica dentro das sociedades e entre elas, constitui o objetivo da ética.

CAMPO DA ÉTICA

Os problemas éticos, ao contrário dos problemas prático-morais, são caracterizados por sua generalidade.
Afunção fundamental da ética é a mesma de toda teoria: explicar, esclarecer ou investigar uma determinada realidade, elaborando os conceitos correspondentes.
Não lhe cabe formular juízos de valor sobre a prática moral de outras sociedades, ou de outras épocas, em nome de uma moral absoluta e universal, mas deve antes explicar a razão de ser desta pluralidade e das mudanças de moral; isto é, deveesclarecer o fato de os homens terem recorrido a práticas morais diferentes e até opostos.

CONDUTA ÉTICA

Para que uma conduta possa ser considerada ética, três elementos essenciais devem ser ponderados:

Se um único desses três elementos não for bom, o comportamento não é ético. Assim, a ação (ato moral), a intenção (finalidade), e as circunstâncias e consequências do ato devem ser boas, corretas ecertas.


ÉTICA PARA ARISTÓTELES:
Para Aristóteles, a peculiaridade do estudo ético reside no fato de que os juízos baseados em leis fixas não lhe são aplicáveis, como ocorre, por exemplo, com o conhecimento matemático, as quais asseguram a obtenção de resultados, constantes. Então o estudo ético está marcado por esse tipo de preocupação: definir sem constranger com conceitos, pois fica sempre abertauma margem de variabilidade que torna a principiologia ética de indivíduo a indivíduo.
Em outras palavras, os princípios éticos não se aplicam a todos de forma única ( a coragem não é a mesma para todos, a justiça não é a mesma para todos...), estando condicionados ao exame do caso particular para que, a cada um de maneira personalizada e singularizada, se aplique o justo meio ( mesótes). O...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Teoria Geral do Estado
  • Teoria ética de sócrates a aristóteles
  • Teoria e ética de Socrates
  • Teoria geral do estado
  • Teoria geral do estado, siciedade e estado
  • Teoria Geral do Estado
  • teoria geral do estado
  • Teoria Geral do Estado

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!