Teoria geral de sistemas - segurança

Páginas: 6 (1410 palavras) Publicado: 26 de março de 2012
Teoria Geral de Sistemas

Autor:

Curso: Sistemas de Informação.
Professor:
Disciplina: Teoria Geral de Sistemas.
Turma:

Teoria Geral de
Sistemas

Autor:


Introdução

Sumário

Segurança da Informação 5
Liderança 6
Plano PDCA 6
Engenharia Social 7
Conclusão 9
Referência Bibliográfica 10

Segurança da Informação

Como conceito geral podemos dizer que aSegurança da Informação se refere à proteção existente sobre as informações de uma determinada empresa ou pessoa, isto é, aplica-se tanto as informações corporativas quanto às pessoais Entende-se por informação todo e qualquer conteúdo ou dado que tenha valor para alguma organização ou pessoa. Ela pode estar guardada para uso restrito ou exposta ao público para consulta ou aquisição.
Na criação deum projeto deve-se haver um planejamento completo e assim diminuir o risco de erros, para também quantificar o tempo e orçamento que um projeto custará.
Planejando o projeto deve-se determinar algumas condições para que o projeto seja finalizado ou completado. Antes que esteja absolutamente claro quais são os objetivos do projeto, faça um inventário da maioria do trabalho que precisa ser feito,identifique os recursos necessitados para executar cada elemento terminal de cada tarefa, defina algumas dependências entre tarefas. Para tarefas para as quais seja impossível estimar o prazo com precisão, coloque-as fora do caminho crítico e faça o planejamento em separado e crie um cronograma do projeto.
Há claro os imprevistos, e na elaboração de um projeto tem que pensar na possibilidade deacontecer imprevistos, e estar bem preparado para tal.
A melhor maneira de tratar um imprevisto, ou um problema de forma geral, é evitando que ele aconteça, evitar os imprevistos através de uma boa análise de riscos e atacá-los cedo no projeto, ou seja, fazer um bom planejamento. Em seguida, um bom gerenciamento do projeto com checagens regulares evita que imprevistos se tornem grandesproblemas, permitindo ações pró-ativas. Por último, uma boa fase de testes antes que o sistema entre em produção, evitando assim problemas maiores.

Liderança

É muito importante ter uma liderança adequada que possa organizar os processos e manter o controle sobre todas as situações.
Evite controles excessivos. Interferências constantes não aumentam a produtividade dos profissionais. O desempenhoaumenta com motivação, através da liberdade de ação e da percepção da contribuição pessoal ao negócio da empresa. Deve-se introduzir um mecanismo de controle que avalie o progresso e a tendência das atividades, periodicamente.
Compartilhe a liderança, implantar um modelo de governança de TI, estimular o comportamento orientado a resultados de negócios dos profissionais de TI, desenvolva umaorganização de TI orientada para os negócios da empresa, busque a simplicidade, avalie o desempenho de TI constantemente e busque a maturidade da organização, atenda os requisitos de auditoria.
E o mais importante é ser cuidadoso no momento em que estiver montando uma equipe, deve-se avaliar tudo que é necessário para o projeto, e assim verificar a utilidade de cada membro e organizar cada dever, ouseja, deve-se ditar o que irá ser feito por cada membro da equipe.
Pode-se ser usada a técnica Brainstorm, é uma técnica de dinâmica de grupo, é uma actividade desenvolvida para explorar a potencialidade criativa de um indivíduo ou de um grupo colocando-a a serviço de objetivos pré-determinados.

Plano PDCA

O PDCA é um método amplamente aplicado para o controle eficaz e confiável dasatividades de uma organização, principalmente àquelas relacionadas às melhorias,possibilitando a padronização nas informações do controle de qualidade e a menor probabilidade de erros nas análises ao tornar as informações mais entendíveis. O PDCA constitui-se das seguintes etapas:
“PLAN” – O primeiro passo para a aplicação do PDCA é o estabelecimento de um plano, ou um planejamento que deverá ser...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Teoria geral da segurança física
  • resumo teoria geral dos sistemas
  • teoria geral de sistemas
  • Teoria Geral do Sistemas
  • Teoria geral do sistema
  • Teoria geral de sistemas
  • Teoria Geral Dos Sistemas
  • Teoria geral dos sistemas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!