Teoria Geral da Administração. Cap. 6.

483 palavras 2 páginas
UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS
Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Economia Curso de Administração
Teoria das Organizações
Aluno: Frederico Costa
A teoria dos sistemas abertos e a perspectiva sociotécnica das organizações
O funcionalismo de Talcott Parsons é um método de análise dos fenômenos sociais dividido em acionismo social, tipo de análise voltada para a explicação da ação, na escolha de meios alternativos para atingir um fim, a ação obedece a uma orientação normativa. A norma social influencia a ação humana (controle social). Agir de acordo com a norma corresponde a receber reforços positivos. E imperativismo funcional, uma macroabordagem voltada para a explicação do sistema social.
Parsons apresenta o Modelo Liga, que baseia-se na latência que é uma forma como o sistema se sustenta e se reproduz, como transmite os valores e padrões culturais, garante o processo de socialização, comportamentos “positivos”. Na integração que assegura coordenação e coerência entre indivíduos e grupos; garante que as diversas partes (diferenciadas e isoladas) não fiquem isoladas. Gerar e atingir objetivos: estabelece metas e objetivos e implementação de meios (sistema burocrático) visando atingí-los. E Adaptação: organização busca recursos para a sua sobrevivência.
Sistema social fornece valores que permitem aos indivíduos integrarem-se na sociedade, buscando atingir objetivos, e, para tanto, contribuindo para a adaptação dele, produzindo os recursos fundamentais. A análise parsoniana pressupõe que o sistema de valores seja anterior aos outros e praticamente determina as escolhas dos indivíduos e grupos e a ação social.
O homem funcional possui um papel, ou seja, ele é um ator dentro da organização, possui um cargo. As organizações são vistas como um conjunto de papéis, mediante os quais as pessoas se mantêm inter-relacionadas, o contexto na organização é composto pelos fatores

Relacionados

  • Teste
    19169 palavras | 77 páginas
  • PIM 2 FABER CASTELL STORE OK
    17834 palavras | 72 páginas
  • luta
    38159 palavras | 153 páginas