Teoria geral da administração

Páginas: 20 (4897 palavras) Publicado: 9 de outubro de 2011
Desenho Departamental

A departamentalização constitui uma característica fundamental da estrutura organizacional. A departamentalização significa o agrupamento de atividades em unidades organizacionais e o agrupamento dessas unidades em uma organização total. As unidades organizacionais constituem os subsistemas do sistema maior e são geralmente chamadas de departamentos, divisões, seções ouequipes.
A departamentalização é uma forma de utilizar a cadeia de comando a fim de agrupar pessoas para que executem juntas o seu trabalho. Existem cinco abordagens de desenho departamental. As abordagens tradicionais são a departamentalização funcional, a divisional e a matricial, nas quais a cadeia de comando define agrupamentos departamentais e relações de subordinação ao longo da hierarquia.As duas contemporâneas são o uso de equipes e de redes e surgiram para atender as necessidades das organizações em um ambientes global altamente competitivo. As cinco abordagens são: Abordagem funcional, Abordagem divisional, Abordagem matricial, Abordagem de equipes e Abordagem de redes .
Cada abordagem departamental serve a um propósito destinto para organização. A diferença básica entre essasdiferentes estruturas é a maneira como as atividades são agrupadas e a quem elas se subordinam. Cada uma delas tem suas vantagens e limitações.

Abordagem Funcional

A departamentalização funcional é o agrupamento das atividades baseado no uso de habilidades, conhecimento e recurso similares. Pode ser dominada estrutura funcional ou departamentalização pelo uso de recursos organizacionais. É otipo mais comum de departamentalização.
Na estrutura funcional, as unidades organizacionais - como divisções e departamentos - são formadas de acordo com a principal função especializada ou técnica. A função desempenhada geralmente contitui um aspecto importante para a organização. Nas organizações que adotam a estrutura funcional está presente o famoso trio: produção, comercialização efinanças. Esse trio pode ser acompanhado de outras áreas, como administração, recursos humanos, informática etc. A ênfase é colocada na especialidade da unidade, ou seja, nas atribuições funcionais de cada departamento. Trata-se de uma abordagem eminentemente voltada para si mesma. É como se organização estivesse sempre olhando para seu umbigo sem prestar atenção ao que ocorre ao seu redor.
Estruturafuncional de uma organização. Exemplo

PRESIDENTE

DIRETOR FINANCEIRO
-Departamento financeiro
-Departamento de orçamentos
-Departamento de contabilidade
-Departamento de tesouraria
DIRETOR DE PRODUÇÃO-Departamento de fabricação
-Departamento de manutenção
-Departamento de qualidade-Departamento de compras
DIRETOR DE MARKETING
-Departamento de vendas
-Departamento de propagandas
-Departamento de pesquisas
-Departamento de assistência
DIRETOR DE RECURSOS HUMANOS
-Departamento pessoal
-Departamento de seleção-Departamento de salários
-Departamento de treinamento


Vantagens da Estrutura Funcional
· Excelente coordenação intradepartamental. A estrutura funcioanl facilita o trabalho dentro de cada departamento, pois as pessoas compartilham o mesmo conhecimento técnico relacionado ao trabalho.
· Especialidade técnica. Cada unidade envolve pessoas que falam a mesma língua e...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Teoria Geral da Administração
  • Tga teoria geral da administracao
  • Teoria geral da administração
  • Teoria geral da administração
  • Teoria geral da administração (tga)
  • Teoria geral da administração
  • Teoria geral da administração
  • Teoria geral da administração

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!