teoria geral da administração

Páginas: 13 (3114 palavras) Publicado: 27 de outubro de 2014
INTRODUÇÃO


Taylorismo ou Administração científica é o modelo de administração desenvolvido pelo engenheiro norte-americano Frederick Taylor (1856-1915), considerado o pai da administração científica e um dos primeiros sistematizadores da disciplina científica da Administração de empresas. O taylorismo caracteriza-se pela ênfase nas tarefas, objetivando o aumento da eficiência ao níveloperacional. É considerado uma das vertentes na perspectiva administrativa clássica. Taylor propõe que administrar uma empresa deve ser tido como uma ciência.
Taylor concentra seu argumento na eficiência do trabalho, que envolve fazer as tarefas de modo mais inteligente e com a máxima economia de esforço.
Taylor iniciou o seu estudo observando o trabalho dos operários. Sua teoria seguiu um caminho debaixo para cima, e das partes para o todo, dando ênfase na tarefa. Para ele a administração tinha que ser tratada como ciência.
Desta forma ele buscava ter um maior rendimento do serviço do operariado da época, o qual era desqualificado e tratado com desleixo pelas empresas. O estudo de "tempos e movimentos" mostrou homens desqualificado significava baixa produtividade e lucros decrescentes,forçando as empresas a contratarem mais operários.
Para isso era preciso selecionar corretamente o operário, e treiná-lo na função específica que iria desenvolver. Também propunha melhores salários (o que foi aceito por Ford, entre outros) para os operários, com a diminuição dos custos unitários de produção, o que idealmente levaria prosperidade a patrões e empregados, dos quais os interesses deempregados e empregadores ,devem chegar a um consenso, onde atenda ao interesse dos dois para uma convivência harmoniosa.
Um dos pontos principais do trabalho de Taylor é a separação entre as funções de preparação e as de execução.
Sua contribuição industrial foi seu método cientifico, substituindo processos rotineiros por outros deduzidos de análises prévias.
Em 1978 entrou na oficina de construçãode máquinas da Midvale Steel Company, depois de ter feito aprendizagem como modelador e mecânico.
Quase todos os trabalhos dessa empresa eram feitos pelo sistema de pagamento por peça. Os operários planejavam como os trabalhos deviam ser executados e estabelecido em um ritmo para cada máquina que correspondia , mais ou menos , a um terço da produção diária.Taylor fazendo parte agora da direção, depois de quase três anos o rendimento das máquinas tinha aumentado, em muitos casos tinha alcançado o dobro e como resultado Taylor foi promovido.de um cargo de contramestre para outro, até que se tornou chefe da oficina . Compreendeu que o maior obstáculo entre trabalhador e direção era a ignorância da administração a respeito do que realmente consiste em um dia de trabalho.
Após váriasinvestigações, umas delas se constituiu na tentativa de encontrar normas ou leis que habilitassem um chefe a conhecer a quantidade de trabalho pesado e contínuo, que um homem podia faze diariamente , estudando assim o efeito da fadiga provocado por trabalho pesado. Nesta experiência, Taylor pretendia testar a melhor produtividade de um operário sem fadigar-se, podendo estendê-la por anos detrabalho. Após três tentativas de descobrir um coeficiente de fadiga de um trabalhador em um dia de trabalho eficiente, taylor com ajuda de seu colaborador Carl G. Barth, chegaram à lei da Fadiga.
Esta lei, se aplica somente àqueles trabalhos penosos, onde exige flexões físicas. À medida que o peso se reduz, é possível trabalhar maior parte do dia com menor tempo para descanso. Taylor afirma, que,quando o trabalhador mais adequado para esses serviços for selecionado cuidadosamente, quanto a ciência de fazer o trabalho for convenientemente desenvolvida e quando o homem selecionado tiver sido treinado para o trabalho. De acordo com essa ciência, os resultados obtidos devem ser consideravelmente maiores do que os alcançados no sistema por iniciativa e incentivos, medida que era mais usual no...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Teoria Geral da Administração
  • Tga teoria geral da administracao
  • Teoria geral da administração
  • Teoria geral da administração
  • Teoria geral da administração (tga)
  • Teoria geral da administração
  • Teoria geral da administração
  • Teoria geral da administração

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!