Teoria Geral da Administração

Páginas: 8 (1762 palavras) Publicado: 26 de abril de 2014
Goiânia, 08 de junho de 2013.

Modelo Burocrático de Organização

1) Defina as características principais da burocracia, para weber.
1º Caráter legal das normas e regulamentos: Normas e regulamentos são estabelecidos por escrito, definindo como a organização irá funcionar.
2º Caráter formal das Comunicações: As regras e ações administrativas são registradas formalmente por escrito. Todasas ações e procedimentos são feitos para facilitar as comunicações e rotinizar o preenchimento de sua formalização.

3º Caráter racional e divisão do trabalho: Divisão sistemática e racional do trabalho. Cada participante tem um cargo específico com funções específicas. Cada um deve saber com clareza qual a sua tarefa, sua posição hierárquica, seus direitos e poderes.

4º Impessoalidade nasrelações: As atividades são distribuídas impessoalmente, considerando os cargos e funções. As pessoas vêm e vão e os cargos continuam os mesmos.

5º Hierarquia da Autoridade: Cada cargo inferior deve estar sob controle e supervisão de um posto superior. Todos os cargos estão dispostos em estrutura hierárquica com privilégios e obrigações devidamente definidos por regras.

6º Rotinas eProcedimentos padronizados: A burocracia fixa regras e normas técnicas que regulam os ocupantes de cada cargo, cujas atividades são executadas de acordo com rotinas e procedimentos.

7º Competência Técnica e Meritocracia: A burocracia utiliza critérios universais onde a escolha das pessoas se dá de acordo com o mérito e a competência técnica e não por preferências pessoais.

8º Especialização daAdministração: O dirigente da organização não é necessariamente o dono do negócio ou grande acionista da empresa, mas um profissional especializado na sua administração.

9º Profissionalização dos participantes: Na estrutura burocrática cada participante é um profissional pois atende às seguintes características:

- É um especialista na tarefa que executa;
- É assalariado;
- É ocupante de umcargo;
- É nomeado pelo superior hierárquico;
- Seu mandato é por tempo indeterminado;
- Segue carreira dentro da organização;
- Não possui a propriedade dos meios de produção e administração;
- É fiel ao cargo e identifica-se com os objetivos da empresa.

10º Completa Previsibilidade do Funcionamento: A conseqüência da burocracia seria, segundo Weber, a previsibilidade do comportamento de seusmembros. Tudo na burocracia é estabelecido para prever antecipadamente todas as ocorrências e rotinizar sua execução para que a máxima eficiência do sistema seja alcançada.

2) Quais as vantagens da burocracia.

As vantagens da burocracia para Weber são
1º Racionalidade em relação ao alcance dos objetivos da organização
2º Precisão na definição do cargo e na operação, pelo conhecimentoexato dos deveres.
3º Rapidez nas decisões, pois cada um conhece o que deve ser feito e por quem e as ordens e papeis tramitam através de canais preestabelecidos.
4º Univocidade de interpretação garantida pela regulamentação especifica e escrita. Por outro lado, a informação é discreta, pois é fornecida apenas a quem deve recebê-la.
5º Uniformidade de rotinas e procedimentos que favorece apadronização, redução de custos e erros, pois as rotinas são definidas por escrito.
6º Continuidade da organização através da substituição do pessoal que é afastado. Além disso, os critérios de seleção e escolha do pessoal baseiam-se na capacidade e na competência técnica.
7º Redução do atrito entre as pessoas, pois cada funcionário conhece o que é exigido dele e quais os limites entre suasresponsabilidades e as dos outros.
8º Constância, pois os mesmos tipos de decisão devem ser tomados nas mesmas circunstâncias.
9º Confiabilidade, pois o negócio é conduzido através de regras conhecidas, e os casos similares são metodicamente tratados dentro da mesma maneira sistemática. As decisões são previsíveis e o processo decisório, por ser despersonalizado no sentido de excluir sentimentos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Teoria Geral da Administração
  • Tga teoria geral da administracao
  • Teoria geral da administração
  • Teoria geral da administração
  • Teoria geral da administração (tga)
  • Teoria geral da administração
  • Teoria geral da administração
  • Teoria geral da administração

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!