Teoria geral da administração

Páginas: 70 (17475 palavras) Publicado: 5 de abril de 2011
FUNÇÕES DA ADMINISTRAÇÃO

PRODUÇÃO
“Nada se cria, nada se perde, tudo se transforma”.
Antoine Laurent Lavoisier

Nas organizações, a função produção exerce papel central por ser responsável pela produção de bens e serviços demandados pelos consumidores, constituindo a razão da existência da empresa. Entretanto, outras funções como compras edesenvolvimento de produto, possuem responsabilidades relevantes para o funcionamento das organizações. Ao interagirem para cumprirem com objetivos organizacionais comuns, as funções adotam atividades e assumem responsabilidades distintas entre as organizações. Diante do envolvimento da função produção com outras atividades para o sucesso competitivo das empresas no longo prazo, o presente trabalho procuroucaracterizar o papel da função produção de acordo com o relacionamento desta com outras funções e com a contribuição em vantagem competitiva da mesma na estratégia da empresa.
O propósito fundamental da função produção é reunir recursos (inputs) que serão transformados em bens e serviços (outputs). Ela está presente em todas as organizações que produz algum bem e/ou serviço, embora possareceber outras denominações como “operações”, simplesmente “produção” ou “sistemas de produção”, e possa agregar responsabilidades diferentes em organizações distintas. A existência dessa variação na função produção entre as organizações torna confusas as fronteiras práticas da mesma. Definida em um sentido restrito, a função produção estaria limitada ao seu propósito fundamental, realizando apenasas práticas que lhe foram delegadas e excluindo qualquer outra forma de atividade compartilhada com outras funções da empresa como compras, recursos humanos ou desenvolvimento de produto e serviço. Mas, a administração da produção, de responsabilidade do gerente de produção, transcende as práticas voltadas para a geração de serviços ou manufatura, sendo esses últimos afetados por muitasatividades organizacionais que ocorrem fora das fronteiras tradicionais da função produção. Portanto, uma definição extensa da função produção incluiria todas as atividades ligadas com a produção de bens e serviços, como as funções citadas anteriormente.
Em suas responsabilidades indiretas, os gerentes de produção devem interagir com outras funções como compras, desenvolvimento de produto eserviço, recursos humanos, entre outras, informando sobre as oportunidades e restrições da capacidade instalada de produção, discutindo mudanças nos planos das funções em prol do benefício mútuo e solicitando sugestões para que preste melhores serviços aos departamentos da empresa. Embora pareça idealista, o conceito de cliente interno - fornecedor interno tem quebrado barreiras organizacionaistradicionais e produzido benefícios para as empresas que o incorporaram. As atividades de competência direta da administração da produção compreendem: entender os objetivos estratégicos da produção; desenvolver uma estratégia de produção para a organização; desenhar produtos, serviços e processos de produção; planejar e controlar a produção e melhorar o desempenho da produção.
A contribuição dafunção produção para o sucesso competitivo das organizações no longo prazo dependerá do papel desempenhado pela mesma, o qual deve exceder seu propósito fundamental. Preliminarmente, torna-se necessário para a função produção o conhecimento dos objetivos de desempenho priorizados pela empresa, os quais por sua vez indicarão maior ou menor sucesso das operações da produção. A atuação da função produçãoapoiando, implementando e impulsionando a estratégia empresarial, antes de contribuir para a competitividade, justifica a existência específica da produção na empresa.

Referencial teórico
A função produção ocupa papel central por ser responsável pela produção de bens e serviços demandados pelos consumidores, constituindo a razão da existência da empresa. Diferentes estruturas...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Teoria Geral da Administração
  • Tga teoria geral da administracao
  • Teoria geral da administração
  • Teoria geral da administração
  • Teoria geral da administração (tga)
  • Teoria geral da administração
  • Teoria geral da administração
  • Teoria geral da administração

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!