teoria geossistêmica

Páginas: 5 (1073 palavras) Publicado: 17 de junho de 2013
Teoria Geossistemica

A ideia de geossistema pode ser mais facilmente compreendida a partir da ideia de esfera geográfica, que corresponde ao setor do Planeta Terra em que ocorrem as interações entre a Litosfera e a Atmosfera.
Esta parte do Planeta corresponde a um sistema particular, visto que é das interações entre Atmosfera e Litosfera que surgem o relevo, o clima, os solos e a vida.
Ateoria do geossistema busca explicar como a superfície terrestre funciona como um todo.
Todavia, a distribuição de matéria e energia na superfície da Terra não é homogênea em função da própria dinâmica do Planeta, através dos ciclos astronômicos e da tectônica de placas. Tal fato conduz a uma diferenciação geográfica da matéria e energia. Cada unidade assim diferenciada é denominada geossistema.Em nível mais local, os geossistemas são diferenciados pelas relações entre o relevo, o substrato, os solos que se desenvolveram a partir deste substrato, as comunidades ecológicas e o microclima.
A Teoria do Geossistema foi formulada no sentido de aplicar a Teoria geral de sistemas ao estudo da superfície terrestre e suas paisagens naturais, sejam elas modificadas ou não pela ação do homem.
Oestudo propõe a retomada de discussões a respeito da pertinência e aplicabilidade de antigas referências teóricas e metodológicas no âmbito da Geografia Física e da própria Geografia. Recupera parte da filogenia da teoria geossistêmica com o objetivo de articulá-la a outras referências igualmente importantes nessa área do conhecimento. Demonstra como as tentativas de síntese, objetivos dos maisperseguidos na Ciência Geográfica, constituem passos fundamentais para aplicação desse conhecimento, seja no ensino, nas práticas de planejamento territorial e ambiental ou para fundamentar reflexões de natureza teórica. São identificados alguns caminhos que fizeram que parte desse legado tenha sido equivocadamente perdido nos estudos que se defrontam com sínteses e interdisciplinareidade,principalmente no Brasil. Identifica também a natureza das atuais dificuldades para contribuir de forma efetiva para o desenvolvimento dessa teoria e de referências assemelhadas igualmente relevantes para a construção do conhecimento
Em biologia, filogenia (ou filogênese) é o estudo da relação evolutiva entre grupos de organismos (por exemplo, espécies, populações), que é descoberto por meio desequenciamento de dados moleculares e matrizes de dados morfológicos. O termo filogenética deriva do termos grego  e Filon  denotando "tribo" e "raça",1 e o termo genético , denotando "em relação ao nascimento", da gênese "origem" ou "nascimento". O resultado dos estudos filogenéticos é a história evolutiva dos grupos taxonômicos, ou seja sua filogenia. geográfico do território brasileiro.
A geografia eo método dialético
De maneira geral, os geógrafos vêm negligenciando as discussões epistemológicas no tocante à ciência que realizam, não se importando, de modo significativo, com as possíveis relações entre a Geografia e os métodos científicos e com o tratamento rigoroso, do ponto de vista teórico-metodológico, dos conceitos fundantes dessa ciência (espaço, território, região, lugar epaisagem). Esse descaso da maioria dos geógrafos para com as discussões teórico-metodológicas coloca a Geografia (ou os geógrafos?), numa situação de crise, em que se explicitam, cada vez mais intensivamente, cisões (entre, por exemplo, geografia humana e geografia física) e falta de rigor no trato de conceitos-chave dessa ciência. Quando nos referimos a método científico não estamos tratando, apenas, deprocedimentos e de técnicas de pesquisa, mas também de teorias e/ou de bases teóricas que alicerçam o caminho da pesquisa e expressam o ponto de vista do pesquisador sobre a realidade. Nesse sentido, advém a importância em se realizar ciência numa perspectiva teórico-metodológica rigorosa, já que, por meio do método, podemos analisar a realidade de maneira sistemática e engajada, o que é...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A TEORIA GEOSSISTÊMICA E SUA CONTRIBUIÇÃO AOS ESTUDOS GEOGRÁFICOS E AMBIENTAIS (Cleide Rodrigues)
  • Visão Geossistêmica e as novas tecnologias
  • VISÃO GEOSSISTÊMICA E AS NOVAS TECNOLOGIAS
  • Análise geossistêmica: ilha de são vicente
  • Teoria do do
  • Teorias
  • teoria
  • teorias

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!