Teoria estruturalistaa

Páginas: 8 (1984 palavras) Publicado: 5 de junho de 2015
UNIVERSIDADE ALTO VALE DO RIO DO PEIXE - UNIARP

TEORIA DA ADMINISTRAÇÂO
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO




JOANA ALBUQUERQUE MOREIRA DE ANDRADE







TEORIA ESTRUTURALISTA DA ADMINISTRAÇÃO









CAÇADOR
2012
Teoria Estruturalista da Administração

A Teoria Estruturalista surgiu por volta da década de 50, como um desdobramento dos autores voltados para a Teoria da Burocracia que tentaramconciliar as teses propostas pela Teoria Clássica e pela Teoria das Relações Humanas. Os autores estruturalistas procuram inter-relacionar as organizações com o seu ambiente externo, que é a sociedade maior, ou seja, a sociedade de organizações, caracterizada pela interdependência entre as organizações.
A Teoria Estruturalista, assim como a Teoria da Burocracia, faz parte também da abordagemestruturalista. O enfoque da teoria estruturalista é na estrutura e ambiente, assim, de acordo com Chiavenato, essa teoria trouxe uma importante ruptura com relação às anteriores. Ela mostra a organização como sendo um sistema aberto que se relaciona com o ambiente e com outras organizações. A Teoria Estruturalista baseia-se no conceito de estrutura, que é um todo composto por partes que seinter-relacionam. Portanto, o todo é maior do que a simples soma das partes. O que significa que os sistemas organizacionais não são a mera justaposição das partes.
Para Chiavenato, esta teoria caracteriza-se por sua múltipla abordagem, englobando em sua análise a organização formal e informal, recompensas materiais e sociais e entre outros, reconhecem os conflitos organizacionais, ditos comoinevitáveis. Por fim, os estruturalistas fazem uma análise comparativa entre as organizações, propondo tipologias, como, a de Etzione (1980), na qual ele se baseia no conceito de obediência, e a de Blau e Scott (1970), que se baseia no conceito de beneficiário principal.
A totalidade, a interdependência das partes e o fato de que o todo é maior do que a simples soma das partes sãocaracterísticas básicas do estruturalismo (sinergia). O estruturalismo se preocupa com o todo e com o relacionamento das partes na constituição do todo.

“É um método analítico e comparativo que estuda os elementos ou fenômenos em relação a uma totalidade, salientando o seu valor de posição.” (CHIAVENATO, 1983, p.321)






Origens da Teoria Estruturalista

As origens da Teoria Estruturalista naAdministração foram as seguintes:
• A oposição surgida entre a Teoria Clássica e a Teoria das Relações Humanas – incompatíveis entre si - tornou necessária uma posição mais ampla e compreensiva que integrasse os aspectos considerados por uma e omitidos pela outra e vice-versa. A Teoria Estruturalista pretende ser uma síntese delas, inspirando-se na abordagem de Max Weber.

• A necessidade devisualizar "a organização como uma unidade social complexa na qual interagem grupos sociais" que compartilham alguns dos objetivos da organização (como a viabilidade econômica da organização), mas podem se opor a outros (como a maneira de distribuir os lucros). Seu maior diálogo foi com a Teoria das Relações Humanas.

• A influência do estruturalismo nas ciências sociais e sua repercussão no estudodas organizações. O estruturalismo influenciou a Filosofia, a Psicologia, a Antropologia, a Matemática, a Linguística, chegando até a teoria das organizações. Na teoria administrativa, o estruturalismo se concentra nas organizações sociais.

• Novo conceito de estrutura. O conceito de estrutura é antigo. Heráclito; nos primórdios da história da Filosofia, concebia o "logos" como uma unidadeestrutural que domina o fluxo ininterrupto do devir e o torna inteligível. Estrutura é o conjunto formal de dois ou mais elementos e que permanece inalterado seja na mudança, seja na diversidade de conteúdos, isto é, a estrutura mantém-se mesmo com a alteração de um dos seus elementos ou relações. A mesma estrutura pode ser apontada em diferentes áreas, e a compreensão das estruturas fundamentais em...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Teoria do do
  • Teorias
  • teoria
  • teorias
  • teoria
  • TEORIA
  • teorias
  • teoria

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!